Depois da notícia de que terá abandonado o desenvolvimento de motores de combustão, eis que a sul-coreana Hyundai volta a surpreender. Desta feita, por, segundo as últimas informações, ter decidido interromper o investimento anunciado com o recente plano estratégico Hydrogen Vision 2040.
A notícia tem origem, mais uma vez, na Coreia do Sul, onde, o diário 'The Chosun Ilbo', um dos principais jornais do país, acaba de noticiar que a Hyundai, actualmente um dos principais promotores mundiais da afirmação do hidrogénio como solução para a indústria automóvel, terá decidido colocar um ponto final na investigação que vinha a fazer neste domínio.
Depois do anúncio, há apenas alguns meses, do lançamento do seu novo plano estratégico neste domínio, a que inclusivamente deu o nome de Hydrogen Vision 2040 e que visava o desenvolvimento da terceira geração da tecnologia Fuel Cell, o fabricante automóvel sul-coreano terá, agora e no seguimento de uma auditoria interna, chegado à conclusão de que não conseguirá atingir as metas definidas, em termos de redução de custos. Motivo pelo qual terá decidido interromper o investimento já previsto neste domínio.
No entanto e apesar desta aparente decisão, que inclusivamente poderá vir a colocar em causa o futuro modelo Genesis a hidrogénio, em desenvolvimento há mais de um ano e com concretização prevista para 2025, importa, também, referir que, o diário sul-coreano não dá a decisão como definitiva. Afirmando, sim, que o projecto ainda não foi completamente posto de parte.
LEIA TAMBÉM
Fim de ciclo? Hyundai acaba com departamento de motores de combustão
Contudo e segundo apurou o mesmo diário, junto de "fontes próximas do projecto", o departamento de desenvolvimento de células de combustível terá sido já reorganizado, pelo que, neste momento, a equipa de Pesquisa e Desenvolvimento estará já bastante reduzida.
De resto e a contribuir para o avançar destas medidas, surge, também e segundo o 'The Chosun Ilbo', o facto do desenvolvimento da tecnologia ter enfrentado inesperados problemas técnicos. Além da possibilidade de comercialização estar ainda numa fase demasiado embrionária, devido à fraca aposta dos diferentes países e mercados, na infraestrutura de carregamento.
Concept FK a hidrogénio anunciava 680 cv de potência
Ainda sobre o futuro modelo a hidrogénio, o qual terá por base o Vision FK Concept apresentado em setembro último, a Hyundai anunciou, então, para este último, uma potência de 500 kW, ou seja, qualquer coisa como 680 cv. O que deveria permitir uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos.
Com tracção apenas traseira, o concept recorria a uma célula de combustível de hidrogénio capaz de garantir uma autonomia na ordem dos 600 quilómetros. Ainda que, funcionando como uma espécie de híbrido plug-in, com o conversor de energia e a pilha de hidrogénio a servirem para carregar uma bateria de dimensões generosas, disposta entre os eixos.