Ainda hoje considerado um dos modelos mais icónicos na história da marca sul-coreana, a Hyundai acaba de fazer renascer, em colaboração com o atelier da família Giugiaro, o deslumbrante Pony Coupé Concept de 1974. Agora, apenas para exibição no primeiro Encontro Hyundai, junto ao Lago Como, na Itália.
Apesar de nunca ter passado, nas formas com que se apresentou no Salão Automóvel de Turim de 1974, à produção, devido ao panorama económico difícil nos finais da década de 70, a verdade é que o Pony Coupé Concept manteve-se como uma das criações mais emblemáticas e marcantes, no percurso automobilístico da Hyundai.
Com uma estética caracterizada pelas formas geométricas, mas também um longo capot dianteiro, cavas das rodas alargadas e pilares B especialmente grossos, a fazer lembrar um Targa, o concept renasceu, agora, com o contributo do atelier GFG Style, de Giorgetto e Fabrizio Giugiaro. E com um propósito bem definido: marcar presença naquela que será a primeira Reunião Hyundai, evento que terá lugar em Itália, junto ao Lago Como, com o objectivo de celebrar o passado e o futuro da marca sul-coreana.
Entretanto e a culminar todo o trabalho já realizado, a Hyundai divulgou as primeiras imagens do Pony Coupé renascido, inclusive, de um interior que é, ele próprio, uma espécie de viagem a um passado... futurista. Marcado, desde logo, por um volante de um só braço, assim como por um painel projectado, de mostradores de concepção diferenciadora, o mesmo acontecendo com os comandos do ar.
LEIA TAMBÉM
E-Corner System. Hyundai Ioniq 5 já consegue imitar um caranguejo!
"A Hyundai procurou-nos com o desafio de levar a cabo um redesenhar completo de um modelo, do qual pouco conhecíamos", recorda Giorgetto Giugiaro, reconhecendo que, "de início, fiquei um pouco céptico, uma vez que não conhecia aquilo que era, na altura, a Hyundai".
No entanto, "ficámos todos impressionados com a paixão e comprometimento dos engenheiros da Hyundai", os quais se mostraram "perspicazes, curiosos, abertos e extremamente ansiosos para aprender", tendo "abraçado imediatamente métodos de trabalho que eram novos para eles". Acrescentando que, "eles sacrificaram-se com o objectivo de causar uma boa impressão, tanto junto da empresa, como dos seus parceiros", pelo que "sinto-me orgulhoso e honrado por testemunhar a forma como esta empresa evoluiu, desde que nos conhecemos".
Recordar que a Hyundai anunciou, pela primeira vez, a intenção de reconstruir o Pony Coupe Concept, em novembro de 2022. O qual tinha como trem de força um "singelo" quatro cilindros 1,2 litros a gasolina, a debitar 83 cv às 6.000 rpm, enviados exclusivamente para as rodas traseiras.
Já da parte da Hyundai, foi o presidente e CEO, Jaehoon Chang, quem defendeu que, "na era da eletrificação, uma condição fundamental para a Hyundai Motor Company conseguir tornar-se líder em mobilidade futura, será a nossa capacidade de permanecer fiel aos valores inabaláveis que herdámos. Sendo que, com iniciativas como "a Reunião Hyundai e outras iniciativas de comunicação do património, continuaremos a alavancar o nosso passado, como vetor exclusivo para a nossa inovação futura".