Depois de, em julho, ter confirmado que está a desenvolver um pequeno e mais barato veículo elétrico para a Europa, eis que novas informações provenientes da própria Hyundai referem que o fabricante pretende comercializar, não um, mas dois pequenos EV. Os quais deverão chegar em 2023 e 2024, respectivamente.
Tendo como pressuposto, entre os vários elementos do seu caderno de encargos, um valor de comercialização na ordem dos 20 mil euros, estes dois novos veículos elétricos deverão, segundo avança a britânica Autocar, vir a ocupar o espaço que ficará vago com o desaparecimento do atual i10.
Apontados ao segmento A, dos pequenos citadinos, estes dois novos EV da Hyundai procurarão, assim, disputar território e clientes com os futuros Volkswagen ID.1 e ID.2, assim como com as propostas semelhantes, embora comercializadas, quer com o emblema da Skoda, quer da Cupra.
Recordar que também a Volkswagen assumiu já pretender marcar presença neste subsegmento dos citadinos elétricos, igualmente com propostas de preços fortemente competitivo, a iniciarem-se nos 20.000€.
Quanto aos futuros EV da Hyundai, nada ainda se sabe, por exemplo, sobre a estética, ainda que e até por uma questão de sucessão, pelo menos um deles deva ter linhas muito semelhantes às do i10. Quanto ao outro, poderá ser uma proposta mais idêntica, por exemplo, ao Hyundai Casper.
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Aliás e sobre este último, vale a pena recordar que já correm, há algum tempo, rumores, de que o Casper poderá vir a contar com uma versão 100% elétrica, já em 2023. Se é uma destas que agora surgiram, é algo que teremos de esperar para ver...
Com o contributo da BorgWarner
Ainda sobre estes futuros EV da marca sul-coreana, as notícias referem que ambos poderão vir a contar com um módulo de accionamento integrado (iDM) fornecido pela BorgWarner, o qual anuncia potências na ordem dos 184 cv. Valor que, no entanto, será, certamente, mais baixo nos pequenos citadinos EV Hyundai, ficando a solução mais potente, por exemplo, para os futuros modelos 'N' ainda não confirmados.
Quanto à plataforma e levando em linha de conta de que as margens de lucro, neste tipo de modelos, são extremamente curtas, o mais certo é que qualquer um destes novos EV possa vir a ter na base a já conhecida plataforma K1, preparada para receber um trem de força 100% elétrico.
Aliás, vale a pena recordar que estes modelos que aqui falamos são apenas dois de uma série de 10 lançamentos que a Hyundai já anunciou pretender fazer, na Europa, até 2030. Sendo que, a partir daí, será altura do fabricante sul-coreana tornar-se totalmente elétrico, no Velho Continente...