Apresentada no último CES 20323, embora e então, apenas através de uma animação, a Hyundai mostra, agora, em ambiente real e com recurso a um protótipo, a sua mais recente tecnologia de direcção, denominada e-Corner System. A qual, mais do que explicada, tem mesmo de ser observada, de forma a causar o verdadeiro e merecido impacto!
Desenvolvida pelo departamento de Inovação e Mobilidade do Hyundai Motor Group, a Hyundai Mobis, e apresentada como a última evolução em termos de sistemas de direcção para veículos de quatro rodas, a verdade é que, a tecnologia e-Corner System, eleva, verdadeiramente, a um novo patamar, a versatilidade e variedade de movimentos, que um automóvel pode fazer.
Recorrendo há já conhecida tecnologia by wire, ou seja, sem quaisquer elementos físicos de ligação ao conjunto, seja em termos de direcção, como da travagem, amortecimento e motores elétricos, instalados nas rodas, o sistema e-Corner foi aplicado num protótipo Ioniq 5, para, já num ambiente real, demonstrar várias das suas muito interessantes aplicações, desde a capacidade de estacionar em paralelo e num espaço apertado, ajustando apenas o ângulo da roda, ou até mesmo fazer uma rotação de 180°, sobre o seu próprio eixo!
Filmada em Seosan, na Coreia do Sul, a demonstração realizada com este protótipo veio comprovar, não apenas a validade da tecnologia, como também o seu correcto e fácil funcionamento, quando no mundo real. Ajudando a elevar a confiança dos futuros utilizadores num sistema que, no futuro, ajudará, igualmente, à implementação de soluções como a condução autónoma, ou até mesmo a eletrificação.
LEIA TAMBÉM
Já para 2023. Hyundai anuncia novo serviço de robotáxis com base no Ioniq 5
De resto e embora nunca tenha sido aplicada em veículos de produção em massa, a Hyundai Mobis deixa no ar a possibilidade de poder vir a ser disponibilizada em futuros modelos do Hyundai Motor Group.
"Temos vindo a trabalhar no sistema e-Corner com o objectivo de atender às necessidades da mobilidade do futuro", comenta o director do Future Technology Convergence Institute (FTCI) da Hyundai Mobis, Cheon Jae-seung, recordando que, "Pretendemos oferecer vários tipos de soluções de mobilidade à medida, que tanto podem ser disponibilizadas através da condução autónoma, como em veículos com funções específicas". Isto, com o objectivo de "solidificar a nossa visão de futuro, que passa por alcançar novos patamares, enquanto fornecedores de soluções de mobilidade".
De resto, a Hyundai Mobis revelou, ainda, estar a desenvolver uma ampla gama de componentes essenciais e que não se resumem apenas a aspectos como a direcção ou a travagem, mas englobam, também, a conectividade e a eletrificação. Sendo que o objectivo é promover a convergência de todas estas áreas.