Ao mesmo tempo que a indústria automóvel parece caminhar, de forma decidida, rumo à eletrificação, são cada vez mais os fabricantes que desistem daquela que já foi a "galinha dos ovos de ouro", para o sector: o Diesel. O mais recente desistente, avançam fontes da indústria local, chama-se Hyundai.
Embora o construtor automóvel sul-coreano não esteja, ainda, a pensar retirar os motores Diesel da sua oferta, notícias avançadas pelo jornal local Korea JoongAng Daily, garantem, citando fontes da indústria sul-coreana e documentos internos do fabricante, que a Hyundai decidiu já interromper o desenvolvimento de novos motores a gasóleo.
Numa altura em que também mercados, como é o caso da Europa, desenvolvem uma perseguição a este tipo de motores, a Hyundai resolve, assim, corresponder, deixando, apenas, em aberto, a possibilidade de continuar a evoluir os blocos Diesel já em comercialização. Pelo menos, até à sua total proibição ou obsolescência.
Segundo a mesma publicação, a decisão de interromper o desenvolvimento de novos motores Diesel foi já colocada em prática, mais precisamente, na segunda metade de 2020.
LEIA TAMBÉM
Agora em modo eletrificado. Novo Hyundai Tucson já chegou a Portugal
Quanto às motorizações a gasolina, manter-se-ão, para a Hyundai, relevantes, até porque continuarão a servir de base para híbridos e híbridos plug-in. Facto que deverá levar a marca sul-coreana a continuar a investir no desenvolvimento neste tipo de blocos...
A Era do Elétrico
Entretanto e com o novo regulamento Euro 7, com entrada em vigor, prevista para meados da presente década, o mais certo é que a grande maioria dos fabricantes procure esgotar, ao máximo, aquilo que puder retirar dos motores de combustão. Ainda que, com a certeza, de que vão ter de continuar a investir em novas plataformas para veículos elétricos, de forma a conseguirem responder à nova era que se aproxima.
Recorde-se que a Hyundai anunciou já a intenção de contar com uma oferta de 25 modelos 100% elétricos até 2025, com a oferta a começar no novo Ioniq 5, cuja apresentação está já agendada para o próximo mês de fevereiro.
Marcas pertencentes ao mesmo grupo, também a Kia está já a preparar toda uma nova gama de elétricos. Sendo que o mesmo deverá acontecer com a nova marca de luxo do gigante sul-coreano, a Genesis.