Também para a Europa? Hyundai Casper é o novo crossover para o segmento A

A Hyundai acaba de dar a conhecer as primeiras imagens oficiais daquele que será o seu mais pequeno crossover: o Casper.

A Hyundai acaba de dar a conhecer as primeiras imagens oficiais daquele que será o mais pequeno crossover fabricado pela marca de Seul: o Casper. Um segmento A de estética excitante, concebido, à partida, para os mercados coreano e indiano, mas cuja chegada a outros pontos do globo não está ainda descartada.

Produzido na Coreia do Sul e com chegada prevista ao mercado ainda antes do final do presente ano, o Hyundai Casper já começou, de resto, a fase de encomendas na Coreia do Sul. Tudo apontando para que a exportação para a Índia comece em breve.

Sobre o modelo propriamente dito, que durante a fase de desenvolvimento teve o nome de AX1, mas que acabou por ganhar o nome final de Casper, em homenagem a uma famosa manobra de skate, inventada por Bobby 'Casper' Boyden, na década de 70, tem como principal elemento identificativo de design as generosas luzes redondas em LED à frente, parte de um pára-choques não menos volumoso, a somar às esguias ópticas junto ao capot.

As volumosas ópticas arredondas são um dos elementos identificativos do Hyundai Casper
As volumosas ópticas arredondas são um dos elementos identificativos do Hyundai Casper

De resto, é também aqui que surge a primeira diferença entre versões, com a versão de entrada a exibir uma grelha frontal em prateado, enquanto a versão mais equipada e aventureira, opta por uma grelha preta, com entradas redondas adicionais de para o intercooler. O que, diga-se, denuncia a presente de um motor turboalimentado.

Já na traseira, farolins paramétricos integrados no pára-brisas traseiro, ao mesmo tempo que, os reflectores redondos, procuram replicar o design dianteiro.

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A contribuir, depois, para o posicionamento mais SUV, as várias protecções em plástico, protecções inferiores, pára-lamas quadrados e barras de tejadilho, além de uma maior altura ao solo. Já os pilares pretos e as molduras das janelas, dão ao Casper um ar muito parecido ao Suzuki Ignis; o qual é, de resto, um dos seus principais rivais.

O mais pequeno... também nos motores

Embora a Hyundai ainda nada tenha revelado sobre esse tema, os media locais avançam que o Casper apresenta um comprimento de 3,59 metros, 1,59 m de largura e 1,57 m de altura, além de uma distância entre eixos de 2,40 metros. Números que o tornam bem mais compacto do que os restantes SUVs do segmento B que a marca sul-coreana já comercializa, como é o caso do Kauai ou do Bayon, o que justifica, igualmente, a opção pela plataforma K1, a mesma do Hyundai i10 e do irmão Kia Picanto.

Especialmente nalguns pormenores, o Casper revela algumas semelhanças com o rival Suzuki Ignis
Especialmente nalguns pormenores, o Casper revela algumas semelhanças com o rival Suzuki Ignis

Quanto a motorizações, as mesmas fontes referem que o Casper contará com uma gama de motores de três cilindros a gasolina, traduzida num 1.0 MPI e um 1.0 T-GDI. Blocos, de resto, já disponíveis no Hyundai i20, ao serviço do qual debitam, respectivamente, 76 e 100 cv, sendo conjugados, no primeiro caso, com uma caixa manual de cinco velocidades, ao passo que no segundo, a escolha é uma transmissão automática também de cinco relações.

Assim, é de presumir que as mesmas soluções serão aplicadas no Casper, o qual replicará, igualmente, a opção, apenas e só, pela tracção dianteira.

No caso das versões para o mercado indiano, as informações apontam no sentido de adoptar um quatro cilindros 1.2 MPI da família Kappa, actualmente a oferecer, na versão i10 Nios, uma potência máxima de 84 cv. Sendo que, também não está descartada a possibilidade do modelo poder vir a ter uma versão 100% elétrica, utilizando um módulo de unidade integrado (iDM) fornecido pela BorgWarner, e que poderá chegar ao mercado em meados de 2023.

O Hyundai Casper na versão de entrada
O Hyundai Casper na versão de entrada

Entretanto, há que a aguardar o início da produção na Coreia do Sul, a qual está agendada para 15 de setembro, o que leva a acreditar que a apresentação oficial não estará muito longe. Sendo que, poderá ser também nessa altura, que os responsáveis Hyundai confirmarão a comercialização, ou não, do pequeno crossover, noutros mercados que não a Índia.