A Hyundai acaba de dar a conhecer as primeiras imagens oficiais daquele que será o mais pequeno crossover fabricado pela marca de Seul: o Casper. Um segmento A de estética excitante, concebido, à partida, para os mercados coreano e indiano, mas cuja chegada a outros pontos do globo não está ainda descartada.
Produzido na Coreia do Sul e com chegada prevista ao mercado ainda antes do final do presente ano, o Hyundai Casper já começou, de resto, a fase de encomendas na Coreia do Sul. Tudo apontando para que a exportação para a Índia comece em breve.
Sobre o modelo propriamente dito, que durante a fase de desenvolvimento teve o nome de AX1, mas que acabou por ganhar o nome final de Casper, em homenagem a uma famosa manobra de skate, inventada por Bobby 'Casper' Boyden, na década de 70, tem como principal elemento identificativo de design as generosas luzes redondas em LED à frente, parte de um pára-choques não menos volumoso, a somar às esguias ópticas junto ao capot.
De resto, é também aqui que surge a primeira diferença entre versões, com a versão de entrada a exibir uma grelha frontal em prateado, enquanto a versão mais equipada e aventureira, opta por uma grelha preta, com entradas redondas adicionais de para o intercooler. O que, diga-se, denuncia a presente de um motor turboalimentado.
Já na traseira, farolins paramétricos integrados no pára-brisas traseiro, ao mesmo tempo que, os reflectores redondos, procuram replicar o design dianteiro.
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A contribuir, depois, para o posicionamento mais SUV, as várias protecções em plástico, protecções inferiores, pára-lamas quadrados e barras de tejadilho, além de uma maior altura ao solo. Já os pilares pretos e as molduras das janelas, dão ao Casper um ar muito parecido ao Suzuki Ignis; o qual é, de resto, um dos seus principais rivais.
O mais pequeno... também nos motores
Embora a Hyundai ainda nada tenha revelado sobre esse tema, os media locais avançam que o Casper apresenta um comprimento de 3,59 metros, 1,59 m de largura e 1,57 m de altura, além de uma distância entre eixos de 2,40 metros. Números que o tornam bem mais compacto do que os restantes SUVs do segmento B que a marca sul-coreana já comercializa, como é o caso do Kauai ou do Bayon, o que justifica, igualmente, a opção pela plataforma K1, a mesma do Hyundai i10 e do irmão Kia Picanto.
Quanto a motorizações, as mesmas fontes referem que o Casper contará com uma gama de motores de três cilindros a gasolina, traduzida num 1.0 MPI e um 1.0 T-GDI. Blocos, de resto, já disponíveis no Hyundai i20, ao serviço do qual debitam, respectivamente, 76 e 100 cv, sendo conjugados, no primeiro caso, com uma caixa manual de cinco velocidades, ao passo que no segundo, a escolha é uma transmissão automática também de cinco relações.
Assim, é de presumir que as mesmas soluções serão aplicadas no Casper, o qual replicará, igualmente, a opção, apenas e só, pela tracção dianteira.
No caso das versões para o mercado indiano, as informações apontam no sentido de adoptar um quatro cilindros 1.2 MPI da família Kappa, actualmente a oferecer, na versão i10 Nios, uma potência máxima de 84 cv. Sendo que, também não está descartada a possibilidade do modelo poder vir a ter uma versão 100% elétrica, utilizando um módulo de unidade integrado (iDM) fornecido pela BorgWarner, e que poderá chegar ao mercado em meados de 2023.
Entretanto, há que a aguardar o início da produção na Coreia do Sul, a qual está agendada para 15 de setembro, o que leva a acreditar que a apresentação oficial não estará muito longe. Sendo que, poderá ser também nessa altura, que os responsáveis Hyundai confirmarão a comercialização, ou não, do pequeno crossover, noutros mercados que não a Índia.