Hyundai promete primeira bateria de estado sólido para março

A Hyundai vai apresentar a sua primeira bateria de estado sólido já no próximo mês de março, com a qual promete uma autonomia elétrica maior e tempos de carregamento mais curtos para os seus modelos.

A Hyundai acaba de anunciar que vai apresentar a sua bateria de estado sólido no próximo mês.

No dia 9 de março, a empresa sul-coreana vai inaugurar o seu novo Centro de Investigação de Uiwang, em Gyeonggi, na Coreia do Sul, onde estas novas baterias de nova geração serão testadas.

Segundo o jornal sul-coreano ET News, espera-se que os primeiros testes com um veículo elétrico comecem dentro de um ano e que a produção em massa das baterias tenha início em 2030.

Contudo, ainda não há datas confirmadas. Em declarações ao jornal, um funcionário da Hyundai confirmou que ainda “nada foi decidido [sobre o cronograma]”.

Pode mudar as regras do jogo

As baterias de estado sólido prometem ser uma grande reviravolta para os veículos elétricos e para toda a mobilidade elétrica.

Como são compostas por um bloco sólido, são menos reativas do que as de iões de lítio, que têm líquido na sua composição. Desta forma, é menos provável que se incendeiem, em caso de perfuração ou sobreaquecimento.

Em comparação com as atuais baterias de iões de lítio, os dispositivos de estado sólido mostram-se mais leves, ao mesmo tempo que conseguem armazenar mais energia, com o mesmo número de células.

Isto significa que, no caso de um Hyundai Ioniq 5 N com este tipo de bateria, a autonomia poderá quase duplicar face a atual solução de 84 kWh. Ou, então, optando por manter a  atual autonomia de 448 km, não será preciso um componente tão pesado.

Além disso, a produção deste tipo de baterias permitirá à Hyundai tornar-se autossuficiente neste domínio e deixar de comprar este tipo de componentes a fornecedores como a CATL ou a LG Energy Solution.