A Hyundai ambiciona ser líder na transição de paradigma energético para veículos comerciais ecológicos. Um dos projetos é o HDC-6 Neptune, um protótipo de camião de Classe 8 alimentado a hidrogénio.
A Hyundai Motor Company deu a conhecer as suas soluções de mobilidade a hidrogénio num evento denominado H2 Mobility + Energy Show 2020, que decorreu na Coreia. Uma das novidades expostas no stand da marca sul-coreana era o protótipo de um camião elétrico de longo curso, alimentado a hidrogénio, HDC-6 Neptune.
Estreado mundialmente no North American Commercial Vehicle Show no passado mês de outubro, este camião a hidrogénio foi agora apresentado na Coreia do Sul. O HDC-6 Neptune constitui a aposta da Hyundai na mobilidade a hidrogénio no mercado dos veículos comerciais.
Este protótipo materializa a visão da Hyundai para ser líder na transição de paradigma para veículos comerciais ecológicos com um camião zero emissões alimentado a hidrogénio da Classe 8, isto é, peso bruto superior a 40 toneladas.
Segundo a Hyundai, o design do protótipo HDC-6 Neptune foi inspirado nos icónicos comboios dos caminhos de ferro de Nova Iorque dos anos '30, os mais avançados tecnologicamente no início do Século XX.
LEIA TAMBÉM
Toyota e Hino desenvolvem camião 'fuel-cell'
O HDC-6 Neptune recorre a uma estrutura sólida, associada a um design dianteiro suave e arredondado para criar um camião movido a hidrogénio com uma imagem distinta e marcante.
A marca sul-coreana prevê lançar o HDC-6 Neptune daqui a três ou quatro anos. Nessa altura já terá desenvolvido um sistema de célula de combustível para camiões de longo curso, com maior potência e durabilidade.
Na Europa, a marca pretende entrar no mercado de veículos pesados de mercadorias movidos a hidrogénio através da sua joint-venture com a empresa suíça H2 Energy, estando previsto o lançamento do Hyundai Xcient no final deste ano.