Hyperion apresenta hipercarro a hidrogénio XP-1 com 1600 km de autonomia

A Hyperion apresentou no Salão de Los Angeles o XP-1, um hipercarro a hidrogénio com mais de 2000 cv e autonomia superior a 1600 km.

A Hyperion apresentou no Salão de Los Angeles o XP-1, um hipercarro a hidrogénio com mais de 2000 cv e autonomia superior a 1600 km.

Mais de dois anos depois de ter anunciado o projeto do XP-1 a hidrogénio, a start-up californiana Hyperion revelou oficialmente o primeiro protótipo deste modelo no Salão Automóvel de Los Angeles, que poucas alterações de design apresenta face aos esboços iniciais.

O XP-1 tem proporções pouco convencionais, tomadas de ar complexas e peças que saem da carroçaria, incluindo umas lâminas ajustáveis ao estilo Bugatti que estão revestidas por painéis solares.

O Hyperion XP-1 promete uma autonomia de 1635 km quando os depósitos em fibra de carbono estão totalmente cheios com hidrogénio, sendo que o processo de abastecimento demora menos de cinco minutos.

A linha motriz inclui células de combustível, supercondensadores em vez de baterias, uma transmissão de três velocidades e quatro motores elétricos que transmitem a potência às quatro rodas. A potência combinada é superior a 2000 cv, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,2 segundos e uma velocidade máxima de 356 km/h.

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Segundo a Hyperion, o XP-1 pesa 1032 kg, um valor abaixo da maioria dos hipercarros elétricos, o que se deve à utilização de uma estrutura monocoque em carbono titânio, à suspensão em liga de alumínio, à carroçaria em material compósito reforçada com titânio e naturalmente à ausência de um pesado pack da bateria.

A Hyperion pretende produzir 300 unidades do XP-1 nos Estados Unidos. O objetivo original era arrancar com a produção em 2022, mas terá sido adiado. A Hyperion já está a aceitar reservas no seu site, mas os preços ainda não foram divulgados.