O Hummer está de regresso, mas agora como pick-up elétrica com 1000 cv de potência e autonomia de 560 km. O objetivo da General Motors é concorrer com a Tesla Cybertruck, a Rivian 1T e a Ford F-150 elétrica. Pelas suas dimensões destina-se ao mercado americano.
O Hummer está de regresso na forma de uma pick-up elétrica com 1000 cv que será comercializada pela marca GMC, a especialista da General Motors em veículos de todo-o-terreno e pick-up.
O regresso do Hummer teria de ser em literalmente em grande, com um veículo elétrico totalmente novo que se destina a concorrer com modelos como o Tesla Cybertruck, o Rivian R1T e a Ford F-150 elétrica.
Apesar do início da sua comercialização só estar prevista para o outono de 2021, o GMC Hummer EV promete dar que falar, graças ao seu design peculiar e às suas soluções interessantes.
LEIA TAMBÉM
É a loucura! Tesla Cybertruck arrasa previsões e fixa novo recorde de encomendas
A General Motors andou à procura de uma forma de ressuscitar a marca Hummer e acabou por consegui-lo através de uma reinvenção total. Em termos de design, o único ponto do novo GMC Hummer EV que faz a ponte para o passado é o seu estilo exterior inspirado nos Hummer H2 e H3.
As dimensões desta pick-up também são consideráveis, distinguindo-se ainda pelo estilo exterior musculado e a grelha típica da marca.
Remoção do tecto dá origem a versão descapotável
Ainda no domínio do estilo há que destacar a caixa de carga com revestimento plástico e também um porta-bagagens dianteiro para guardar objetos e ferramentas, que também possui um revestimento em plástico.
O design desta pick-up prevê a possibilidade de remoção do tecto, podendo as peças ser guardadas no porta-bagagens dianteiro, transformando o Hummer EV num veículo descapotável.
O design do habitáculo combina robustez e conteúdos tecnológicos. A GMC quis conceber um veículo que pudesse suportar todos os tipos de maus tratamentos, recorrendo a superfícies desenhadas para aguentar impactos e limpezas frequentes, disponibilizando ainda um posto de condução que oferece vários ecrãs LCD: painel de instrumentos digital de 12,3" e sistema multimedia com ecrã de 13,4".
A configuração será sempre de cinco com lugares, com um banco traseiro corrido para três passageiros.
Potência até 1000 cv
No capítulo técnico, o GMC Hummer EV foi desenvolvido com base numa plataforma elétrica totalmente nova, que conta com baterias de última geração para disponibilizar uma autonomia de até 560 quilómetros.
Apesar de não ter sido divulgada a capacidade da bateria é possível que o valor da mesma seja de aproximadamente 200 kWh, indiciando um consumo de energia relativamente elevado.
O Hummer EV será proposto em diferentes configurações da linha motriz, podendo ser equipado com até três motores elétricos, que permitem desenvolver uma potência máxima de 1000 cv e um binário de 1100 Nm.
Esta configuração é constituída por um motor elétrico no eixo dianteiro e dois outros no traseiro, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de três segundos.
A nova arquitetura elétrica 800V da General Motors é compatível com carregamentos da bateria Ultium em corrente contínua com uma potência até 350 kW.
Em termos de aptidões em fora de estrada, esta pick-up pode montar pneus até 37" e dispõe de um sistema de quatro rodas direcionais com função Crab Walk para poder avançar na diagonal. A capacidade de passagem a vão é de 610 mm, sendo ainda anunciada a possibilidade de superar objetos verticais até 46 cm.
A nova pick-up elétrica Hummer será lançada nos Estados Unidos no outono do próximo, sendo a versão base proposta a partir de 79.995 dólares, enquanto a de 1000 cv com três motores elétricos custará cerca de 100 mil dólares. Esta variante terá uma edição de lançamento, denominada EV3X, ainda mais cara, custando 112.591 dólares.