De regresso, agora, sob o signo do electrão, o americano e incontornável Hummer EV acaba de dar a conhecer nova versão, de cinco portas, a afirmar um novo posicionamento de SUV... grande. E que, com uma potência máxima de 830 cv, deverá chegar ao mercado em 2023. Resta saber se também à Europa...
Depois da estreia desta nova fase da conhecida marca norte-americana, com a apresentação de uma pick-up, a agora GMC Hummer EV reforça a sua oferta, com o lançamento de um SUV de dimensões generosas e linhas consentâneas com aquela que sempre foi a imagem da marca. Embora, hoje em dia, a abdicar dos enormes motores térmicos, para se render à Electricidade.
Com uma carroçaria de cinco portas, baseada na plataforma Ultium da General Motors, o SUV GMC Hummer deverá entrar em produção no início de 2023, com versões de três - as mais potentes - e de dois motores elétricos. Com as potências a variarem entre os 625 e os 830 cv, enquanto, no binário, os valores anunciados vão dos 10.000 aos 16.000 Nm.
Quanto a autonomias, a GMC avança, desde já, que irão variar entre os 400 quilómetros, nas versões com baterias mais pequenas, e os cerca de 480 quilómetros, para a versão com maior capacidade de armazenamento, sendo que as variantes mais potentes contam ainda com sistema de carregamento de 800V. Já a versão de entrada, fica-se pelos 400V.
LEIA TAMBÉM
GM apresenta o novo Hummer como pick-up elétrica de 1000 cv
Prometido com uma versão First Edition, política já seguida pela GMC aquando do lançamento da pick-up, o Hummer EV recorre, de resto, a muitas das soluções técnicas estreadas na proposta de estreia da marca norte-americana, como é o caso do invulgar sistema 'CrabWalk', que, ao colocar as quatro rodas no mesmo ângulo, permite ao veículo deslocar-se na diagonal, ou o 'Extract Mode', sinónimo de uma elevação significativa da carroçaria, para poder sair de situações mais complicadas.
A par destas tecnologias, a promessa, ainda, de vários assistentes à condução, como é o caso do sistema de pré-condução autónoma, com mudança de faixa, além de e já no habitáculo, dois ecrãs de dimensões generosas -12,3" para o painel de instrumentos, 13,4" o ecrã táctil do sistema de infoentretenimento. Tudo isto, sem esquecer o tecto 'Infinity Roof' com painéis modulares e amovíveis, e que podem ser acondicionados na "frunk", ou seja, o espaço de arrumação colocado sob o capot dianteiro.
Finalmente, o GMC Hummer EV tem, também, já preços definidos para o mercado norte-americano, onde estará disponível a partir dos 105.595 dólares, qualquer coisa como 89.623 Euros à cotação de hoje.
Valor, no entanto, pedido, pela mais equipada e potente versão de lançamento First Edition, à qual, ainda assim, não deixa de ser possível acrescentar mais o pack 'Extreme', atirando o preço final para os 110.595 dólares, perto de 94 mil euros.
Para quem não quiser gastar tanto, apenas tem de esperar um pouco, mais concretamente até à primavera de 2023, altura em que chegará uma versão de apenas dois motores elétricos, com 634 cv e 483 quilómetros de autonomia. Ou, então, esperar até 2024, altura para a qual a GMC tem previsto o lançamento da versão de entrada, com um pack de baterias mais pequeno (cerca de 400 km de autonomia), e um preço de 79.995 dólares, perto de 68 mil euros.