Depois do anúncio, ainda em fevereiro, da intenção de entrar no negócio automóvel, o gigante chinês da tecnologia Huawei acaba de apresentar o primeiro veículo que irá comercializar em nome próprio. Huawei Seres SF5 é o seu nome e, basicamente, trata-se de um crossover PHEV... embora não tão novo quanto isso.
Apresentado no Salão Automóvel de Xangai, o Huawei Seres SF5 assume-se como um crossover elétrico, que a tecnológica pretende comercializar um pouco por toda a China.
No entanto e como o próprio nome denuncia, o modelo não é uma criação exclusivamente da tecnológica, tal como não é um projecto totalmente novo; pelo contrário, o crossover agora apresentado é uma espécie de derivação de uma proposta que o fabricante automóvel chinês Seres já apresentou, há cerca de dois anos, também no Salão de Xangai.
Ainda assim, a Huawei garante ter participado no desenvolvimento do sistema de propulsão, o qual consiste num bloco a gasolina de 1,5 litros, conjugado com dois motores elétricos. E que, em conjunto, anunciam uma potência combinada de 557 cv, suficiente para, segundo o fabricante, prometer uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
No entanto, mais importante do que estes dados, é o facto da Huawei prometer que o seu híbrido plug-in (PHEV) será capaz de fazer até 180 km em modo 100% elétrico. Valor verdadeiramente surpreendente, mas que também deverá ser observado à luz da bastante mais permissiva norma chinesa de oficialização de autonomia.
LEIA TAMBÉM
Ainda para 2021. Maior fabricante mundial de telemóveis Huawei prepara EV
Já com o tanque de combustível totalmente cheio e o mesmo acontecendo com as baterias, o SF5 deverá ser capaz de completar mais de 1.000 km, com o veículo no "modo de autonomia longo, especialmente concebido para viagens de longa distância".
A par destas promessas, o toque da Huawei faz-se notar, igualmente, no habitáculo do SF5, onde um enorme ecrã táctil vem juntar-se a um sistema de som com 11 altifalantes, a proporcionarem "uma qualidade de som ao nível de uma sala de ópera".
Outro aspecto importante, é o facto do modelo surgir equipado com tecnologia de carregamento car-to-car, e que também permite ao veículo abastecer com eletricidade outros equipamentos.
"Este anúncio empolgante estabelece um precedente, tanto para a indústria da electrónica de consumo, como para a indústria de veículos de emissões reduzidas", defendeu o diretor-executivo da Huawei, Richard Yu. Acrescentando que, "no futuro, não iremos apenas fornecer soluções-líder no domínio dos veículos inteligentes, como forma de ajudar os nossos parceiros a construírem melhores automóveis, mas também ajudá-los a vender esses mesmos veículos, através da nossa rede de lojas, espalhadas por toda a China. "
Aliás, a Huawei está já a aceitar encomendas para o SF5, na República Popular da China, com preços a partir de 246.800 yuans (pouco mais de 31.508 Euros, às taxas de câmbio atuais) para o modelo 4WD e de 216.800 yuans (27,678 Euros), para a variante 2WD.