Depois do anúncio, oficial, da entrada no sector automóvel, aquele que é também um dos maiores fabricantes mundiais de telemóveis, a chinesa Huawei, pode estar, agora, em negociações para a compra de uma marca automóvel, também como forma de acelerar a sua atuação neste mercado.
A notícia foi avançada pela habitualmente bem informada Reuters, numa altura em que a Huawei já colocou o primeiro pé no mercado automóvel chinês. Embora e neste caso, através de uma parceria com o fabricante Seres, com o qual deu a conhecer, no último Salão Automóvel de Xangai, o SUV PHEV Huawei Seres SF5.
Contudo e porque não pretende ficar por aqui, o maior fabricante mundial de equipamento eletrónico estará já a negociar com uma outra companhia chinês, a Chongqing Sokon, com o propósito assumido de comprar uma posição maioritária no fabricante automóvel Chongqing Jinkang New Energy Automobile.
Segundo a Reuters, a informação desta tentativa da Huawei foi desvendada por "dois intervenientes com conhecimento directo nesta matéria", embora, para já, sem que o gigante chinês queira admitir publicamente e de forma oficial, esta hipótese.
No entanto, também importa recordar que, entre as principais marcas da Chongqing Jinkang New Energy Automobile, está, precisamente, a marca Seres.
Apesar deste facto, tanto a Chongqing Sokon, como a Huawei, encarregaram-se já de qualificar estas informações como "rumores", com a tecnológica a afirmar, através de um porta-voz, que "a Huawei não fabrica automóveis".
LEIA TAMBÉM
Um crossover PHEV. Huawei acaba de apresentar o seu primeiro automóvel
Ainda assim, os analistas não deixam de ver esta possível entrada da Huawei no negócio automóvel, como uma oportunidade da companhia chinesa atenuar as perdas no sector dos telemóveis, devido às sanções impostas pelos EUA.
De resto, a Huawei anunciou, também, recentemente, ter chegado a acordo com três fabricantes automóveis chineses, para fornecer o seu sistema operativo para veículos Huawei Inside. Sendo que, também nesta perspectiva, a aquisição de uma pequena marca automóvel, parece ser um passo lógico.