Mais um. Chinesas Huawei e Chery anunciam o EV que derrotará o Model S

A tecnológica chinesa Huawei e a sua conterrânea automóvel Chery Automobile acabam de dar a conhecer a berlina 100% elétrica Luxeed S7.

A tecnológica chinesa Huawei e a sua conterrânea automóvel Chery Automobile acabam de dar a conhecer a berlina 100% elétrica Luxeed S7. Proposta cujo lançamento fica, agora, agendado para novembro, com a garantia e objectivo de que "suplantará o Tesla Model S em vários aspectos".

Posicionada, pelos seus próprios criadores, como o veículo elétrico capaz de combater a referência que é o Tesla Model S, o S7 é, também, o modelo de estreia da nova marca automóvel chinesa de veículos elétricos Luxeed. Emblema nascido de uma conjugação de esforços daquela que é uma das maiores tecnológicas chinesas e um dos fabricantes automóveis de referência no mercado da China.

Sobre o automóvel propriamente dito, recorre à já conhecida plataforma da Chery com o nome de E0X, preparada para receber uma configuração de propulsão composta por dois motores elétricos, muito provavelmente, apoiados por um pack de baterias fornecido pela também chinesa CATL. E que deverá ser capaz de garantir uma autonomia na ordem dos 700 quilómetros.

LEIA TAMBÉM
Rival assumido do Model 3. Chinesas Huawei e Chery mostram o coupé Luxeed

O Luxeed S7 deverá ostentar, ainda, um sem-número de recursos inovadores em termos de conectividade, uma vez que deverá estrear a mais recente evolução do software desenvolvido pela Huawei, o HarmonyOS 4.

De resto e também no domínio da condução autónoma, a berlina chinesa deverá contar com a tecnologia Huawei ADS 2.0, composta por um sistema LiDAR montado no tejadilho, 12 sensores ultrassónicos, 11 câmaras de alta definição e radares de ondas de 3 milímetros, acrescenta a Carscoops.

Com objectivo bem definido

Embora ainda não se saiba quanto custará o modelo de estreia da Luxeed, o director da Unidade Automóvel da Huawei, Richard Yu Chengdong, assumiu já que o S7 foi desenvolvido com o objectivo de ser "superior ao Model S da Tesla em vários aspectos". Garantindo, ainda, que, o modelo fará a sua estreia "no final de novembro".

De resto, vale a pena recordar que a Luxeed é vista como uma parte importante dos esforços da Huawei em tornar-se um player relevante, também na área automóvel.

Um objectivo para o qual contribui, igualmente e segundo recorda o South China Morning Post, os automóveis elétricos que a Huawei já comercializa através da marca Aito, que resulta de uma parceria da tecnológica com o fabricante Seres, além da tecnologia que fornece a outras marcas, entre os quais, sensores LiDAR, chips e outros.