Para serviços de turismo, a Horários do Funchal renovou a frota com a aquisição de 15 autocarros com chassis Scania K410 4x2 e carroçaria Irizar i6.
A Horários do Funchal adquiriu 15 autocarros de turismo à Scania e à Irizar, que se destinam a ser operados na ilha da Madeira.
Os novos veículos possuem chassis Scania K410 4x2, equipados com motor diesel de 13 litros e caixa automatizada de oito velocidades Opticruise. Como já habitual na marca sueca, o propulsor oferece um elevado binário a baixas rotações, proporcionando uma elevada agradabilidade de condução e um bom consumo de combustão.
A caixa automatizada Opticruise contribui para reduzir o desgaste da embraiagem, ao mesmo tempo que permite aos condutores concentrarem-se na condução e na estrada.
Os novos autocarros da empresa madeirense contam com avançados sistemas de segurança, incluindo sistema de travagem eletrónica (EBS), Scania Retarder e Controlo de Tração (TC).
"A flexibilidade da série K da Scania torna possível desenvolver uma grande variedade de tipos de autocarros, mas todos com o mesmo nível de conforto, fiabilidade e segurança", comenta Ricardo Oliveira, Area Sales Manager de Autocarros e Motores da Scania Portugal. "Em particular, estes veículos Scania oferecem facilidade de condução e conforto tanto para o condutor como para os passageiros em longas distâncias."
Lotação para 53 passageiros
A carroçaria foi fabricada pela Irizar, com base no modelo i6, e o interior permite transportar 53 passageiros, além de guia e motorista. Todos os bancos dispõem de cintos de segurança de três pontos. A ampla porta central dispõe de uma plataforma automática lateral que permite embarcar pessoas com mobilidade reduzida e em cadeira de rodas.
Para o operador madeirense, a aquisição de 15 autocarros Scania / Irizar i6 é uma aposta da empresa que surge no seguimento da consolidação da marca Horários do Funchal.
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"Após a identificação de uma lacuna que se encontrava por preencher, uma vez que a frota de autocarros de turismo que dispúnhamos, apresentava uma idade média bastante elevada e não acompanhava as exigências do mercado de turismo, dados os custos de manutenção, de operação e ambientais, bastante consideráveis", refere fonte do operador madeirense.