Hiperdesportivo híbrido sino-americano desenhado por Walter de Silva, o Hongqi S9 Hypercar prepara-se para se dar a conhecer à Europa, naquelas que são as suas formas finais, durante a próxima edição do Milan Design Week, em setembro. E com a garantia do fabricante de que será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 1,9 segundos!
A notícia foi avançada pela norte-americana Automotive News, recordando que o modelo, que é também a proposta inaugural da joint-venture formada pela empresa norte-americana Silk EV e pela chinesa FAW, foi já apresentado no último Salão Automóvel de Xangai.
Quanto à apresentação naquela que é a Capital da Moda de Itália, resulta, também, do posicionamento que o fabricante sino-americano pretende adoptar, em linha com instituições automóveis, como a Ferrari ou a Lamborghini. E que, além de ter levado à contratação do ex-CEO da Ferrari Amedeo Felisa, como conselheiro especial do presidente-executivo, e do ex-director da Ferrari, Alfa Romeo e BMW Roberto Fedeli, para director de tecnologia, fez, ainda, com que a empresa abrisse, inclusivamente, um concessionário na região de Emilia-Romagna, mais conhecida como o Vale do Automóvel de Itália.
Relativamente ao Hongqi S9 Hypercar propriamente dito, destaque para o facto de ter tido como designer responsável, Walter de Silva, outro dos nomes grandes da indústria automóvel, e que foi o responsável por alguns dos modelos italianos de maior impacto, como foi o caso do Lamborghini Egoísta ou do Alfa Romeo 156.
LEIA TAMBÉM
Desenhado por Walter de Silva. Chinês Hongqi S9 pronto para produção
Quanto à motorização, o exemplar apresentado no Salão de Xangai exibia um trem de força híbrido, com base num V8 Turbo conjugado com três motores elétricos, a anunciarem uma potência combinada de 1420 cv, capaz de garantir uma capacidade de aceleração dos 0 aso 100 km/h em não mais que 1,9 segundos. Assim como uma velocidade máxima anunciada de 400 km/h.
Pelo preço de um Ferrari
Quanto a preços e embora a marca não anuncie nenhum valor oficial, tudo aponta para que o S9 ostente um preço de aquisição também em linha com os produtos Ferrari ou até mesmo Pagani. Sendo que a Automotive News fala, inclusivamente, em valores de entrada na ordem dos 1,5 milhões de euros, exigência justificada também com o facto da Silk-FAW não pretender construir mais do que 99 unidades do modelo.
Ainda assim, realce para o facto da joint-venture sino-americana assumir como objectivo a venda de um milhão de veículos com a marca Hongqi, até 2030, isto, recorrendo não apenas ao S9 Hypercar, mas a toda uma gama de veículos de luxo a desenvolver e construir.