Depois de um primeiro anúncio no Salão Automóvel de Frankfurt de 2019, a chinesa Hongqi está de volta à carga com o seu hiperdesportivo S9. Uma proposta desenhada por Walter da Silva, equipado com V8 híbrido e que, assegura a marca, está pronta para entrar em produção - não na China, mas em Itália...
Passados cerca de dois anos sobre a primeira apresentação, a chinesa Hongqi voltou a mostrar ao mundo, agora no Salão Automóvel de Xangai, que esta semana abre portas ao público, o seu primeiro hiperdesportivo híbrido: o S9. O qual, sentencia agora o fabricante, está finalmente pronto para passar à produção.
Desenhado pelo mesmo homem que, enquanto esteve à frente do departamento de design do Volkswagen Group, deu ao mundo propostas como o Audi R8 - esse mesmo, Walter da Silva... - , e que hoje em dia está a trabalhar nos chineses da Silk-FAW, joint-venture que ajudou no desenvolvimento deste hiperdesportivo, o Hongqi S9 surge agora de aspecto ainda mais apurado e com alguns pormenores verdadeiramente inovadores. Como é o caso das ópticas dianteiras com entradas de ar integradas e que servem para canalizar o vento, para refrescar o motor híbrido.
Exibindo uma pintura que conjuga o Vermelho vibrante, com algumas superfícies em fibra de carbono sem qualquer pintura, o modelo conta, ainda, com vidros electrocromáticos, cuja tonalidade reage à força do sol, mantendo o habitáculo mais fresco e contribuindo para poupar energia.
LEIA TAMBÉM
Hongqi S9. Superdesportivo chinês de 1,22 milhões vai passar à produção
De resto, sob a carroçaria, vive um sistema de propulsão híbrido plug-in, com base num bloco V8 a gasolina, o qual contribui para oferecer uma potência combinada de 1.419 cv. Valor que, apesar da escassez de informações, deverá permitir ao S9 acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 1,9 segundos!
Quanto à velocidade máxima, as informações referem que poderá chegar aos 402 km/h. Sendo que, ao mesmo tempo, o S9 também deverá conseguir fazer até 40 km, em modo exclusivamente elétrico.
"O Hongqi S9 dá vida aos sonhos de quem o desenha e de quem o conduz", afirma, através de comunicado, Walter de Silva, acrescentando que, "pensado para quem procura exclusividade, desenhámos este hiperdesportivo com a visão posta no futuro, procurando associar funcionalidade e estética."
Produção terá lugar em Itália
A terminar, referir, ainda, que a Hongqi não só garante que o modelo está pronto para passar à produção, como até já está a aceitar encomendas.
À laia de alerta, a marca recorda, ainda, que só fabricará um máximo de 99 unidades, a primeira das quais começará a ser fabricada já no próximo ano... em Itália. É isso mesmo: segundo a Hongqi, o S9 será produzido, não na China, mas em Modena!