Com lançamento na Europa já assegurado, a Honda acaba de dar a conhecer o seu mais recente crossover, o ZR-V, desta feita, para o mercado japonês. Um SUV que, entre outros argumentos, recorre ao mesmo sistema de propulsão híbrido do novo Civic, e que vem reforçar a oferta da marca nipónica num dos mais importantes segmentos do mercado, também na Europa.
Com um posicionamento que a própria marca coloca entre o mais pequeno HR-V e o maior CR-V, este Honda ZR-V começou por ser desvendado, já este ano, naquela que é a versão para o mercado chinês e com a ambição de responder aos gostos e preferências da chamada geração Z.
Sinónimo de 'Z Runabout Vehicle', a versão japonesa agora desvendada vem confirmar, desde logo, a manutenção da imagem exterior estreada com o ZR-V para a China, com a excepção que confirma a regra a ser a grelha frontal, no caso da variante para o mercado interno, a fazer relembrar a grelha do italiano Maserati Grecale.
Igualmente retocado, o pára-choques dianteiro, ao mesmo tempo que, na traseira, passam a figurar duas ponteiras de escape de dimensões particularmente generosas. Contribuindo para dotar o SUV nipónico de um ar mais desportivo.
LEIA TAMBÉM
Honda Civic E:HEV. O mais europeu dos Civic?
Quanto ao interior, mostra ser mais do mesmo, com este ZR-V a praticamente replicar o ambiente do mais pequeno HR-V, o qual, por sua vez, também partilha grande parte das soluções interiores com o novo Civic. Inclusive, na escolha de botões, ao invés de uma manche, para accionamento da suposta caixa de velocidades.
Híbrido… mas não só
Quanto à motorização, a versão japonesa do ZR-V recorre ao mesmo trem de força híbrido de nome e:HEV e que a marca já utiliza, por exemplo, no Civic, embora possa ser também adquirido com uma motorização de 1,5 litros exclusivamente a gasolina. Sendo que, ambas serão propostas, de série, com tracção integral permanente, no Japão.
De salientar, igualmente, que a Honda ainda não divulgou as especificações técnicas completas relativas a este ZR-V japonês, algo que só deverá acontecer pouco antes de setembro, altura em que o fabricante tem previsto abrir o período de encomendas para este modelo.
Na Europa em 2023
Quanto à versão europeia, é esperada já em 2023, com a mesma motorização híbrida do irmão japonês. Até porque a Honda decidiu já que o último carro a ser proposto com motor exclusivamente de combustão, no Velho Continente, será o já muito aguardado Civic Type R.