A Honda acaba de anunciar a expansão da sua oferta europeia, com a introdução de um novo modelo: o ZR-V. Resumidamente, um novo crossover híbrido, a posicionar entre o HR-V e o CR-V, que a marca nipónica aponta à chamada Geração Z, mas cuja chegada à Europa só deverá ter lugar em 2023.
Embora sem revelar muito sobre esta nova proposta, a Honda assegura, desde já, que este novo ZR-V chegará movido por um sistema de propulsão híbrido. O qual, refere igualmente o fabricante, também será disponibilizado na próxima geração do CR-V.
Recordar que este novo ZR-V faz parte da estratégia de transformação da marca nipónica para os mercados europeus, onde o fabricante tem a ambição declarada de vir a disponibilizar uma gama de propostas exclusivamente híbridas.
Quanto ao nome e, nomeadamente, à escolha da letra 'Z', a Honda explica que o motivo tem a ver com o desejo de, com este novo modelo, ir de encontro "às necessidades da Geração Z, derrubando paradigmas na procura de novas experiências".
Antecipado pelo novo Civic e:HEV
Contudo e ainda antes da chegada deste novo crossover ao Velho Continente, a Honda tem agendada a apresentação do novo Civic e:HEV, durante o terceiro trimestre deste ano. Modelo que, recorde-se, chegará também a Portugal com uma solução de propulsão híbrida mais potente que a disponibilizada no novo HR-V.
Cumprido o lançamento do ZR-V, será a vez da próxima geração CR-V, na qual a Honda já se encontra a trabalhar, e que tem previsto introduzir na Europa durante o próximo ano de 2023. Mais uma vez, apenas e só com motorizações híbridas e, muito provavelmente, com um trem de força híbrido plug-in.
ZR-V europeu com inspiração chinesa
Finalmente e quanto ao design do ZR-V a comercializar na Europa, as expectativas são de que venha a ostentar linhas muito idênticas às da variante chinesa, entretanto já apresentada, e cujas primeiras imagens o site Motor1 divulgou.
Distinto, no entanto, é o trem de força escolhido para o ZR-V chinês, o qual é proposto, apenas e só, com um 1,5 litros a gasolina, sem qualquer eletrificação.
Com produção a cargo da joint-venture GAC-Honda, o modelo conjuga o 1.5 com uma transmissão variável contínua, mais conhecida como CVT.