A Honda está a assinalar o 25º aniversário do Civic Type-R, modelo que em 2023 entra na sua sexta geração. Recorde aqui alguns dos modelos deste íconico automóvel desportivo da marca nipónica que não deixa ninguém indiferente.
Numa altura em que se prepara para lançar a nova geração do Civic Type-R, a Honda assinala o 25º aniversário do seu desportivo de elevadas prestações.
Durante o último quarto de século, o hatchback de tração dianteira solidificou a sua posição como uma das referências no seu segmento. A procura da velocidade faz parte integrante do ADN do Type-R e isso tem sido uma constante em todas as suas gerações.
O Civic Type-R original entrou em cena em 1997 e tornou-se num sucesso imediato. O acabamento especial tinha sido aplicado anteriormente no NSX e o Civic esteve à altura desse modelo. O Type-R da geração EK 9 estava dotado com com motor de quatro cilindros que desenvolvia 117 cv por litro.
O segundo Type-R seria lançado em 2001 e pela primeira vez foi comercializado em toda a Europa. Por baixo do motor contava com um motor maior de 2,0 litros, assim como travões maiores, uma caixa manual de seis velocidades de relações curtas e uma suspensão sofisticada.
Duas carroçarias
Menos de uma década depois aconteceria uma mudança dramática no universo Type-R. No Japão, a terceira geração do Civic Type-R, lançada em 2007, tinha a carroçaria de uma berlina de quatro portas, um motor K20A, diferencial autoblocante e travões Brembo. Na Europa, era um hatchback com um novo chassis, mas o mesmo motor de 2,0 litros da geração anterior.
Só em 2015 é que ambos os modelos voltaram a ter o mesmo tipo de carroçaria no Japão e na Europa. Quando isso aconteceu com a geração FK2 do Civic Type-R, isso assinalou um novo capítulo na sua história. Pela primeira vez, a sobrealimentação era de série e como resultado o motor desenvolvia 308 cv. A Honda desenvolveu mesmo um suspensão especial para limitar o binário na direção.
LEIA TAMBÉM
Bastou 72 horas! Honda Civic Type R só chega em 2023 mas já esgotou em Portugal
Em 2017 surgiu a geração FK8 do Civic Type-R que também passou a ser comercializado no Estados Unidos, além do Japão e Europa.
A nova geração chega em 2023 e já conta no seu palmarés com o recorde da melhor volta ao circuito de Suzuka para automóveis de tração dianteira.