Depois do anúncio feito pela Honda, prometendo o lançamento, até 2030, de toda uma nova família de veículos elétricos, eis que surge agora a notícia de que, entre os sete carros que constituirão a chamada Série 0, estará, garantidamente, um rival para o Tesla Model Y.
Estratégia que, revelou o construtor automóvel no início da última semana, implicará um investimento na ordem dos 10 triliões de ienes, qualquer coisa como 60 mil milhões de euros, até 2031, a Honda começa assim a definir o posicionamento dos sete elétricos que tem previsto lançar e que formarão a nova família 'Série 0'.
De resto e sobre esta nova 'Série 0', a garantia de desenvolvimento segundo uma filosofia de três pilares: 'Fino, Leve e Sábio'. E que garantirão, inclusivamente, uma diferenciação face aos restantes veículos eletrificados da marca.
Começando pelo pilar "Fino", a garantia de que os novos veículos ostentarão um novo e-Axle compacto e recentemente desenvolvido, assim como "a mais avançada bateria ultrafina do mundo".
Desta forma e aproveitando igualmente os conhecimentos obtidos pela Honda na Fórmula 1, todos os veículos parte desta nova Série apresentarão um piso fino, designs baixos e elegantes, com saliências curtas, tudo isto a par de um habitáculo confortável, equipado com uma interface de utilizador intuitiva e com "visualização estimulante".
Quanto ao conceito "Leve", far-se-á sentir nas estruturas e unidades de potência mais leves e finas, além de fabricadas com base nas tecnologias utilizadas na F1, permitindo cortar cerca de 100 kg naquele que é, atualmente, o peso médio dos eléctricos do fabricante japonês. E, isto, ao mesmo tempo que as baterias serão montadas o mais possível e no centro da carroçaria, de forma a obter o centro de gravidade correcto e atender ao compromisso da Honda de fornecer EVs capazes de oferecer não apenas "alegria na condução", mas também níveis de eficiência que garantam, pelo menos, 480 km de autonomia com uma só carga.
LEIA TAMBÉM
CES 2024. Honda apresenta o Saloon que iniciará a Série 0 dos elétricos da marca
Finalmente e quanto à abordagem 'Sábia', a Honda explica que far-se-á notar no sistema operativo avançado que o construtor pensa oferecer em todos os seus futuros elétricos, os quais funcionarão com avançados semicondutores, contarão com inteligência artificial e adoptarão uma arquitectura centralizada em que várias unidades de controlo eletrónico (ECU - Electronic Control Unit) terão a sua acção consolidada numa única unidade.
De resto, a Honda pensa lançar, igualmente, vários sistemas avançados de condução autónoma e assistência à condução, com a garantia de que, pelo menos o Nível 3 de condução autónoma, estará disponível.
Com rival para o Model Y
A terminar e quanto a modelos propriamente ditos, a Honda tem já definido que, as primeiras três propostas da Série 0, chegarão ao mercado em 2026, na forma de dois SUV - um SUV de entrada e um outro médio, este último, a apontar ao Tesla Model Y - e uma berlina.
Já em 2027, o construtor prevê lançar um SUV grande com três filas de bancos, seguindo-se, em 2028, um SUV compacto e, em 2029, mais um SUV pequeno.
Finalmente, em 2030, chegará o último elemento previsto nesta Série 0, uma berlina compacta.