A Honda acaba de desvendar o primeiro passo da sua estratégia de eletrificação para a Europa, concretizada com o lançamento não apenas da versão híbrida plug-in do renovado CR-V, como também do americano ZR-V e, principalmente, do seu primeiro SUV elétrico para o segmento B, o e:Ny1.
Relativamente ao já bem conhecido CR-V, as novidades passam, desde logo, por um "lavar de cara", com o SUV nipónico a adoptar uma estética exterior mais agressiva, inspirada, segundo a Honda, na pick-up Ridgeline e no SUV Passport, dois modelos que o fabricante comercializa no mercado norte-americano.
Fruto desta inspiração, não apenas uma frente totalmente renovada, como também uma linha de cintura que procura enfatizar um aumento de 60 mm no comprimento e de 41 mm na distância entre eixos, além de um bem mais subtil crescimento de 10 mm na largura. Sendo que a Honda reclama, ainda, um aumento da rigidez em 15% e melhorias, tanto na suspensão, como na direcção.
Já no habitáculo, uma clara aproximação ao novo Civic, nomeadamente, através da adopção do mesmo painel de instrumentos digital de 7 polegadas, acrescido de novas entradas USB-A e USB-C na consola central, onde também figura um ecrã táctil cujas dimensões podem variar entre as 7 e as 9 polegadas e que integra, ainda, um sistema de infoentretenimento capaz de espelhar o ecrã do smartphone.
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Quanto à propulsão, o agora renovado CR-V vai passar a estar disponível, na Europa, tanto com a nova solução híbrida plug-in, como com o já bem conhecido sistema híbrido e:HEV que a marca já disponibiliza noutros modelos, sendo que, no caso do SUV maior, ambos funcionam com base no mesmo quatro cilindros 2,0 litros a gasolina que já existia no modelo. Mas que, garante a Honda, foi alvo de melhorias em termos de eficiência, performance e funcionamento.
Falando do híbrido plug-in (PHEV), a promessa, desde logo, de uma autonomia elétrica a rondar os 82 quilómetros, com a reposição da totalidade da carga na bateria, feita através de um carregador a bordo de 11 kW, a demorar 2,5 horas.
Já o híbrido e:HEV, combina o quatro cilindros 2,0 litros com dois motores elétricos, para garantir uma potência na ordem dos 207 cv e um binário máximo de 335 Nm. Além de uma velocidade máxima anunciada de 250 km/h.
A juntar a estes atributos, a garantia, deixada pela Honda, de que o modelo está agora "mais refinado quando a velocidades mais altas", assim como "mais divertido de conduzir", em grande parte, devido à introdução da função Linear Shift Control, a qual consegue suavizar a sonoridade por vezes exagerada do motor, motivada pela caixa CVT.
ZR-V é o Honda de genes europeus vindo da América
A par da renovação do CR-V, a Honda revelou, ainda e entre outras novidades, a versão europeia do ZR-V, um SUV híbrido que tem por base o europeu HR-V, mas que foi originalmente concebido para o mercado norte-americano.
Apresentado como uma espécie de Civic com maior altura o solo e apontado a propostas como o Nissan Qashqai, o Honda ZR-V recorre, na Europa, à mesma motorização híbrida presente no hatchback, baseada no já conhecido quatro cilindros 2,0 litros a gasolina, com a qual promete a mesma potência máxima de 184 cv e 315 Nm de binário.
Embora sem revelar, para já, quaisquer dados relativos a prestações, a marca nipónica promete "uma aceleração poderosa comparável à de um V6 3,0 litros", graças também a uma tracção apenas dianteira, apoiada numa caixa CVT.
Finalmente e em termos de dimensões, o ZR-V posiciona-se muito próximo do atual CR-V ainda em comercialização, ao anunciar um comprimento de 4,570 metros e 1,840 m de largura. Valores que também lhe permitem prometer uma capacidade de carga máxima de 1.291 litros.
Ao contrário da versão PHEV do CR-V, o Honda ZR-V tem já definido o lançamento nos mercados europeus, o qual deverá ter lugar durante o próximo outono.
O elétrico e:Ny1
Finalmente e a terminar, a Honda deu a conhecer o e:Ny1, um pequeno SUV elétrico que, com lançamento previsto na Europa para os próximos meses, é também a primeira cartada 100% elétrica do fabricante japonês para o segmento B-SUV europeu. Assumindo-se, assim, como um rival directo de propostas como o Jeep Avenger, o Peugeot e-2008 ou o Hyundai Kauai Electric.
Baseado na nova plataforma elétrica de tracção dianteira e:N Architecture F da Honda, o e:Ny1 recorre a um só motor elétrico, posicionado no eixo dianteiro, e a debitar 204 cv de potência e 310 Nm de binário. Números com os quais o modelo promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 8s.
Na base do trem de força, uma bateria de 68,8 kWh, a vaticinar uma autonomia na ordem dos 256 quilómetros e cujo carregamento entre os 10 e os 80 por cento, pode ser feito em qualquer coisa como 45 minutos, desde que utilizando um ponto de carga rápido.
Quanto ao habitáculo, destaque para a presença de um enorme ecrã em posição central, montado verticalmente e com 15,1 polegadas, a fazer lembrar soluções apresentadas em propostas como o Tesla Model Y ou o Ford Explorer. Com a Honda a não abdicar, igualmente, dos mais tradicionais botões físicos, nomeadamente, na consola central, onde estão os comandos de acesso directo às principais funções do veículo.
Com 30 novos elétricos no horizonte
Recordar, apenas, que este e:Ny1 é um dos 30 novos veículos elétricos (EV) que a Honda tem previsto lançar, nos mercados globais, até 2030, sendo que, no caso concreto da Europa, o fabricante prepara já mais elétricos.
Entretanto, a marca apresentou três novos concepts no Salão de Xangai, que, ao que tudo indica, deverão dar origem, em 2024, a novos modelos para o mercado chinês.
Ao mesmo tempo, a Honda confirmou, igualmente, o lançamento do elétrico Afeela, desenvolvido em conjunto com a tecnológica Sony, em 2026.