A Honda e a Nissan querem produzir veículos elétricos mais acessíveis para enfrentarem a concorrência da Tesla e dos chineses, tendo assinado um memorando de entendimento que prevê a partilha de tecnologia e componentes, sendo o objetivo a diminuição dos custos de produção.
A Honda e a Nissan assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de estabelecerem sinergias no desenvolvimento de veículos elétricos e recuperarem o terreno perdido para a Tesla e para os novos concorrentes chineses.
No âmbito deste acordo, a Nisan e a Honda vão cooperar na área dos veículos elétricos e explorar a utilização de componentes comuns e também pretendem fazer compras em conjunto, naquela que é uma estratégia para baixar custos.
A Nissan e a Honda pretendem partilhar eixos elétricos e outros importantes componentes para veículos elétricos, designadamente tecnologias de baterias e plataformas de software.
O anúncio da parceria surge numa altura em que as marcas japonesas estão a repensar o desenvolvimento de veículos elétricos e a sua produção, depois de terem perdido terreno para os fabricantes chineses e norte-americanos. A associação com outros fabricantes é considerada estratégica para a obtenção de escala e a partilha de investimentos.
LEIA TAMBÉM
CES 2024. Honda apresenta o Saloon que iniciará a Série 0 dos elétricos da marca
As sinergias podem aplicadas nos cerca de 7,65 milhões de veículos vendidos anualmente pelos dois fabricantes, mas a Nissan e a Honda consideram ser prematuro avançar com valores relativos à redução de custos e aos objetivos de produção.