Para impedir a propagação do Covid-19, a Honda criou o filtro de habitáculo Kurumaku. A marca acredita que a sua eficácia é de 99,8%, depois de se ligar a recirculação do ar. Já está disponível no Japão no microcarro N-Box, mas poderá ser introduzido noutros modelos da Honda.
A Honda Japan lançou um novo filtro de habitáculo que tem a propriedade de evitar o alastramento do Covid-19. Denominado Kurumaku, o dispositivo é colocado no topo do filtro do habitáculo e funciona como uma máscara para impedir a propagação dos vírus.
Com a nova variante descoberta recentemente em vários países, a atual crise pandémica parece estar longe de terminar e esta inovação da marca japonesa pode dar o seu contributo para diminuir a possibilidade de contágio.
De acordo com a Honda, o Kurumaku retém as gotículas que possam conter o vírus graças a uma superfície especial, reduzindo não só a sua forma, mas também as danificando.
A tecnologia utiliza uma tratamento químico à base de fosfato de zinco, que também é usado para impedir a corrosão nos veículos.
Já disponível no N-Box
Ao contrário dos filtros CN95 lançados por outras marcas de automóveis como a Geely, que impedem a entrada de vírus e outras partículas com mais de 0,3 microns, o Kurumaku consegue destruir os vírus no habitáculo como aqueles que se podem apanhar em espaços fechados ou abertos.
A Honda acredita que o Kurumaku pode remover 99,8% das gotículas com vírus que circulam no interior do automóvel no espaço de apenas 15 minutos depois de se ligar a recirculação do ar. Os vírus nas superfícies, por sua vez, podem ser eliminados em 24 horas. O Kurumaku é um consumível que necessita de ser substituído a cada 15 mil quilómetros.
LEIA TAMBÉM
Na Europa. Honda quer acabar com motores de combustão até 2022
O Kurumaku começa por estar disponível para o microcarro Honda N-Box como um acessório genuíno e custa 6400 ienes (50,62 euros) antes de impostos. O produto deverá ser alargado gradualmente a outros modelos da Honda.