Concebidos com uma estrutura de carroçaria avançada totalmente nova e que inclui uma série de tecnologias activas de segurança e auxílio ao condutor, os novos Honda Jazz e Honda Crosstar e:HEV acabam de receber a classificação máxima de cinco estrelas, na última ronda de testes de segurança Euro NCAP.
Disponíveis exclusivamente com motorização híbrida, o Honda Jazz e Honda Crosstar são os primeiros modelos na Europa a apresentar um airbag dianteiro central. O qual, instalado na parte de trás do banco do condutor, expande-se até ao espaço entre o condutor e o passageiro.
Desta forma, o airbag vem atenuar a possibilidade de embate entre as cabeças dos dois ocupantes dos lugares da frente, numa possível colisão lateral.
De resto e para garantir que este airbag está colocado corretamente e com precisão, de forma a assegurar a máxima protecção durante o accionamento, o equipamento utiliza três amarras, que guiam o airbag em redor do condutor, de forma a protegê-lo durante uma curva.
LEIA TAMBÉM
Honda Jazz com propulsão híbrida
Este novo airbag é, no entanto, apenas um dos 10 que equipam os Honda Jazz e Honda Crosstar e:HEV, modelos que também dispõem de sistema de Airbag Lateral Traseiro. Solução instalada no assento traseiro e que serve para proteger os passageiros deste banco, que mantém toda a funcionalidade já conhecida, de impactos contra a porta e o pilar C.
As funcionalidades de segurança passiva são complementadas pelas tecnologias de segurança ativa e assistência ao condutor, Honda Sensing, e que, sendo proposto de série em todos os modelos da marca nipónica, inclui uma câmara de maior definição e um ângulo mais amplo, Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro Adaptável, Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem e o Sistema Atenuante de Saída de Estrada, entre outras funcionalidades.
Na base, está a nova estrutura tecnológica da marca, Advanced Compatibility Engineering (ACE), que protege não somente o veículo e os seus passageiros, ao dispersar a energia proveniente da colisão por toda a estrutura, mas também reduz a energia da colisão contra o outro veículo.