A Honda acaba de mostrar imagens da terceira geração do seu crossover HR-V, que nesta nova etapa se anuncia apenas com motorizações híbridas, além de com mais espaço do que o antecessor. Com comercialização na Europa, no final de 2021.
A concorrer num dos segmentos, hoje em dia, mais importantes do mercado automóvel europeu, o próximo Honda HR-V segue, assim, a mesma estratégia já aplicada pela marca japonesa, por exemplo, ao Jazz e ao CR-V, e que norteia igualmente aqueles que são os planos do fabricante para o Velho Continente - a eletrificação de todos os seus modelos de maior volume, até 2022.
Quanto ao novo HR-V, abandona, desde logo, todas as anteriores motorizações a gasolina e Diesel, passando a estar disponível, apenas e só, com um novo sistema híbrido e:HEV, de base gasolina, e a prometer, segundo a Honda, uma eficiência "excepcional".
Embora o fabricante não revele, pelo menos para já, muito detalhes técnicos sobre este novo sistema de propulsão e a sua aplicação no crossover compacto, tudo aponta para que, na base, esteja o mesmo 1.5 litros turbo que surge aplicado no Jazz. Ou, quanto muito, o 2.0 litros utilizado no CR-V Hybrid.
LEIA TAMBÉM
Terceira geração do Honda HR-V disponível apenas com motorização híbrida
Quanto ao design, as imagens agora divulgadas do futuro Honda HR-V vêm confirmar aquilo que os teaser e fotos-espia já anunciavam, ou seja, um corte quase radical com as linhas do antecessor.
Na interpretação da Honda, este novo Honda HR-V "incorpora a filosofia de design simples, limpa e moderna da marca, vista em outros modelos Honda recentes", neste caso, com destaque para a nova grelha frontal, coadjuvada por um conjunto de faróis esguios, um capot longo, um tejadilho prolongado e ombros salientes.
Ainda de acordo com o fabricante, o novo modelo manterá a solução do depósito de combustível disposto numa posição central, como forma de ajudar a um maior espaço interior, permitindo acomodar quatro adultos "com o máximo de conforto", graças a um ainda maior espaço para pernas e ombros, apesar das dimensões exteriores pouco mudarem.
A par do aumento de espaço, a Honda fala, ainda, num habitáculo redesenhado, como forma de acentuar a mesma sensação, resultado igualmente de um tablier minimalista, um painel de instrumentos alinhado na horizontal e com os assentos traseiros "mágicos" da marca.
No tablier, o destaque vai para o design revisto, agora com saídas de ar em forma de 'L' nos cantos superiores, e que, assegura a marca, garantem igualmente maior conforto, ao direccionarem o fluxo de ar ao longo das janelas laterais, ao invés de directamente para os ocupantes. Sendo que, a contribuir, surge ainda um novo sistema de difusão de ar, capaz de enviar uma "cortina" de ar, através destas saídas.
A terminar, referir apenas que mais informações, sobre o novo Honda HR-V, deverão ir sendo divulgadas ao longo dos próximos meses. Incluindo, os preços, equipamentos e motorizações.