Ainda para 2021. Honda mostra HR-V e:HEV antes da chegada ao mercado

Com chegada prevista ao mercado ainda durante este ano, a Honda acaba de mostrar mais algumas imagens do seu futuro HR-V e:HEV.

Com chegada prevista aos concessionários europeus ainda durante este ano, a Honda acaba de mostrar mais algumas imagens do seu futuro HR-V e:HEV, sinónimo de crossover com motorização híbrida. E que irá, assim, juntar-se aos já existentes CR-V e Jazz híbridos, reforçando a aposta da marca nipónica nos modelos de baixas emissões. Ainda em 2021.

Concorrente num dos segmentos mais importantes do mercado automóvel europeu - o dos crossovers do segmento C -, a versão híbrida do crossover HR-V anuncia-se com um quatro cilindros 1.5 litros DOHC i-VTEC a gasolina, ao qual se junta, depois, um motor elétrico, para anunciar uma potência conjunta de 131 cv , assim como um binário máximo de 253 Nm.

Ainda assim e apesar do apoio elétrico, o crossover da Honda anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h apenas razoável - 10,6 segundos -, com o motor de combustão a assumir-se como o principal interveniente, por exemplo, em trajectos de auto-estrada. Relegando o contributo do motor elétrico apenas para alturas em que se torne necessário fazer uma ultrapassagem mais nos limites.

Apesar deste condicionalismo, destaque-se o facto do HR-V e:HEV continuar a oferecer consumos atraentes, com médias que o ciclo WLTP coloca nos 5,4 l/100 km.

LEIA TAMBÉM
Para 2022. Futuro Honda Civic Type R "desvendado" com base em teasers

Filosofia "Man Maximum, Machine Minimum"

Por outro lado e apesar da estreia, neste modelo, de uma nova tecnologia de propulsão, a Honda também salienta, na concepção desta nova versão, a afirmação de uma nova filosofia de design descrita como "Man Maximum, Machine Minimum". O que, dito de outra forma, significa que, tanto os motores - de combustão e elétrico -, como as baterias, foram todos acomodados num só espaço, debaixo do capot dianteiro ou no chassis, como forma de não interferirem com o esforço de maximização do espaço interior e do conforto.

Assim e fruto deste esforço, o HR-V híbrido promete, desde logo, mais espaço para pernas e ombros nos lugares traseiros, além de um maior espaço de carga. Aliás, a Honda anuncia, mesmo, uma capacidade de carga líder na classe, com um valor inicial de 319 litros, mas que pode chegar aos 1.305 litros, com as costas dos bancos rebatidas.

A par do espaço, uma aposta não menos forte nas tecnologias de conectividade e segurança, com destaque, neste último caso, para o pacote de segurança SENSING da Honda. Garantia da presença, entre outros atributos, de luzes de máximos automáticas e alerta de ângulo de morto.

Já na conectividade, a possibilidade de fazer do HR-V um ponto de acesso Wi-Fi para smartphones e outros equipamentos, além de um reforço das funcionalidades da app My Honda+, também como forma de torná-lo mais útil para os utilizadores.