Cerca de um ano após o anúncio da celebração de uma parceria para os veículos elétricos, a japonesa Honda e a norte-americana General Motors (GM) informam, agora, a desistência deste projecto. Apontando, no entanto, o dedo ao mercado...
A informação foi divulgada pela Honda Motor Corporation, revela a agência noticiosa Reuters, acrescentando que as duas empresas continuarão a desenvolver os seus próprios futuros elétricos, mas de forma independente.
"Depois de algumas investigações e análises, ambas as partes decidiram colocar um ponto final no desenvolvimento conjunto", anunciou a Honda, num comunicado que surge pouco depois da GM anunciar, numa conferência de imprensa de divulgação dos resultados financeiros, relativos ao terceiro trimestre de 2023, a decisão de abandonar a meta inicialmente fixada de fabricar 400.000 EV, até meados de 2024.
De resto, a CEO da GM, Mary Barra, anunciou, igualmente, o adiamento do início da comercialização, num mercado norte-americano em que a procura de elétricos desacelerou, do Chevrolet Quinox EV, por "alguns meses", e já depois de ter atrasado, igualmente, o arranque da produção do Chevrolet Silverado EV e o GMC Sierra EV, na sua fábrica do Michigan.
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Entretanto, Honda e GM têm em vigor um acordo que prevê que os SUV Honda Prologue e Azura ZDX venham a ter como base a arquitectura elétrica Ultium da General Motors. Sendo que, de acordo com a parceria anunciada há pouco mais de um ano, vários crossovers compactos elétricos acessíveis deveriam adoptar as baterias Ultium a cargo do fabricante norte-americano.
O primeiro destes novos crossovers deveria chegar ao mercado norte-americano em 2027.