Honda. Eletrificação prevê nova plataforma, baterias e 30 novos EV até 2030

A Honda avança para a eletrificação plena com nova plataforma, novas baterias de estado sólidos e um total de 30 novos EV a lançar até 2030.

A Honda acaba de lançar um novo e ambicioso plano estratégico de eletrificação, sinónimo de um investimento acima dos 37 mil milhões de euros, e que resultará não somente numa nova plataforma EV e baterias de estado sólido, mas, principalmente, no lançamento de 30 novos modelos 100% elétricos. Entre os quais, o sucessor do NSX... elétrico.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, destacando aquelas que serão as linhas mestras desta nova estratégia de eletrificação e que têm como objectivo permitir ao construtor automóvel japonês atingir volumes anuais de produção de veículos elétricos (EV) de mais de dois milhões de unidades, até 2030. Mas também atingir a neutralidade carbónica, em termos de emissões, até 2050.

Em termos tecnológicos, a promessa de inauguração de uma nova tecnologia de baterias de estado sólido, a desenvolver pelo próprio construtor (recorde-se que o fabricante já fornece baterias de iões de lítio a uma série de marcas automóveis) e para a qual a Honda tem já destinado um investimento a rondar os 315 milhões de euros. Neste caso, destinado a criar uma linha de produção de demonstração, a ativar durante o primavera de 2024, e a que se seguirá o arranque da comercialização de EV equipados com baterias de estado sólido, já durante a segunda metade desta década.

O objectivo: 30 novos modelos 100% elétricos, a lançar mundialmente, até 2030
O objectivo: 30 novos modelos 100% elétricos, a lançar mundialmente, até 2030

Igualmente a acompanhar esta aposta, um investimento na ordem dos 58,6 mil milhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento (R&D), e, mais concretamente, para desenvolvimento de sistemas de propulsão a hidrogénio, assim como de tecnologia de troca de baterias. Isto, com o propósito final de deixar de vender carros de combustão, em todos os mercados, até 2040.

LEIA TAMBÉM
Honda e General Motors partilham plataforma para veículos elétricos

Ainda ao abrigo deste novo plano, o direccionar de uma soma a rondar os 37 mil milhões de euros que visará o desenvolvimento de "tecnologias de eletrificação e software", sendo, na calha, está ainda o lançamento, já em 2026, de uma nova plataforma exclusiva para veículos elétricos, denominada 'e:Architecture'. A qual, além de software, integrará a mais recente evolução da tecnologia de condução autónoma a que o fabricante deu o nome de Sensing.

Os lançamentos

Quanto à promessa dos 30 novos modelos elétricos a lançar globalmente até 2030, a Honda assume, desde já, a intenção de não deixar cair a "diversão", a "mentalidade desportiva" e as "características únicas" que sempre fizeram parte dos modelos da marca. Motivo pelo qual pretende lançar, entre muitas outras propostas, dois novos verdadeiros desportivos elétricos, um dos quais, ao que tudo indica, o sucessor natural do atual superdesportivo NSX.

A futura plataforma e:Architecture
A futura plataforma e:Architecture

Entretanto e a pensar especificamente no mercado europeu, a promessa já feita em março de 2022 de lançar um novo SUV 100% elétrico, sensivelmente com as dimensões do atual HR-V, ao longo do ano de 2023, com o qual espera alcançar uma participação de 40% nas vendas de veículos eletrificados e elétricos na Europa, até 2030.

Já na América do Norte, as previsões são de lançamento de dois SUV de porte médio e grande, em parceria com a General Motors (um, com o nome de Prologue, ao passo que o outro, ainda sem nome, será comercializado pela marca premium Acura), já para 2024. E a que se seguirá, em 2027, a apresentação de uma nova série de EV acessíveis, com "um preço e autonomia tão competitivos" quanto os dos carros a gasolina. Ao mesmo tempo, a promessa de abertura de uma nova fábrica exclusiva para veículos elétricos, nos EUA ou Canadá.

O novo HR-V híbrido já disponível em Portugal
O novo HR-V híbrido já disponível em Portugal

Para o Oriente, as expectativas de lançamento, na China, de um total de 10 novos EV, até 2027, enquanto, no Japão, a Honda prevê começar a transformação com um pequeno comercial 100% elétrico de preço extremamente acessível, a que seguirão modelos de passageiros maiores, incluindo, um novo SUV EV.