Honda mostra o seu (futuro) primeiro crossover elétrico

Embora neste momento com uma oferta pouco mais do que residual em termos de veículos elétricos (EV), a Honda trabalha já numa nova geração de EV, a que deu o nome de Honda 0 Series. Família que, depois de uma berlina e um monovolume, acresce agora um crossover.

Anunciada ainda em 2023, a futura gama de modelos 100% elétricos da Honda já tinha, de resto, definidas algumas das carroçarias que farão parte da oferta, como era o caso não só de uma aerodinâmica berlina de nome - provisório, certamente… - Saloon, como também uma espécie de utilitário monovolume, batizado de Space-Hub.

No entanto, a oferta promete não ficar por aqui, já que a marca nipónica acaba de divulgar uma nova imagem, não apenas da prometida berlina, como também de uma nova proposta desconhecida até ao momento - um crossover de aspecto “quadradão” e assinatura luminosa marcante, cuja apresentação o fabricante acaba de agendar para o próximo Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, EUA, a 7 de janeiro.

Quanto à imagem entretanto divulgada, que, salienta a Honda, é de um protótipo e não de uma versão pronta para produção, destaca-se, precisamente, pelas linhas algo quadradas e volumosas, embora também a prometerem muito espaço interior.

Igualmente marcante é a iluminação exterior, com uma espécie de moldura em luz LED a percorrer, na forma de um ‘U’, aquilo que parece ser o óculo traseiro. À qual se juntam, depois, mais dois pontos de luz, muito provavelmente também em LED,  num pára-choques assumidamente saliente.

Condução autónoma também a caminho

No CES 2025, a Honda promete ainda apresentar aquilo que designa como novo sistema operativo de propriedade de veículos, além de uma nova tecnologia de condução autónoma em que tem vindo a trabalhar.

A par destas novidades, o fabricante automóvel japonês tem vindo a desenvolver um novo serviço de fornecimento de energia, que poderá entrar em funcionamento no mesmo momento em que os primeiros veículos da Série 0 começarem a ser produzidos.

Saloon EV será mais barato que Model S

Recorde-se que a Honda já havia anunciado a intenção de arrancar com a produção do Saloon, no novo centro de produção EV da marca, durante o ano de 2026. Deixando, logo aí, a garantia de que será mais barato que o Tesla Model S ou Model X.

Apesar desta intenção, o fabricante também assume o desejo de posicionar a nova berlina entre os premium, o que poderá significar valores diferentes daqueles que são praticados na atual gama da marca.

Referir, ainda, que a Honda tem, entre os seus objectivos, lançar um total de cinco crossovers e SUV:  dois crossovers elétricos, um SUV com três filas de bancos e dois outros crossovers mais baratos.

Depois e a completar a oferta, uma berlina compacta, sem data de apresentação ainda conhecida.