Honda vai lançar um crossover elétrico e um CR-V híbrido em 2023

O plano de eletrificação da Honda prevê o lançamento de um crossover elétrico e de um novo HR-V híbrido na Europa. Ambos vão chegar em 2023.

O plano de eletrificação da Honda prevê o lançamento de um crossover elétrico e de um novo CR-V híbrido na Europa. Ambos deverão chegar em 2023. O objetivo final é acabar com as vendas de automóveis de combustão até 2040. O último a ser lançado será o novo Civic Type R.

A Honda é o mais recente fabricante a anunciar uma gama com baixas emissões para a Europa, onde lançará um crossover subcompacto elétrico em 2023. O modelo está a ser desenvolvido sob o nome de código e:Ny1 Prototype. 

As imagens divulgadas pela própria Honda sugerem que as linhas deste veículo são familiares. A explicação é simples. Este SUV compacto foi revelado em outubro de 2021 como o e:NS1 e e:NP1 para a China, onde ambos serão produzidos pelas joint-ventures locais Dongfeng Honda e GAC Honda, respetivamente.

Honda e:Ny1 antecipa um dos três modelos eletrificados da marca

As semelhanças com o HR-V são mais do que evidentes, não obstante a ausência do motor de combustão interna. A Honda anunciou igualmente o lançamento nos Estados Unidos e na Europa de um crossover de segmento C, o que significa que será maior do que o HR-V comercializado atualmente na Europa. Os planos da Honda passam pela sua comercialização no próximo ano com uma motorização híbrida (HEV).

LEIA TAMBÉM
Versões, motores e preços. Honda HR-V e:HEV chega com ambições

Os dois crossover irão juntar-se ao novo Civic híbrido que vai começar a ser vendido no último trimestre deste ano. Além disso, a nova geração do CR-V também foi confirmada para lançamento europeu em 2023. O SUV maior estará disponível com uma motorização híbrida (HEV) e híbrida plug-in (PHEV). O renovado CR-V deverá ser apresentado no final do ano.

Combustão acaba até 2040

Os novos modelos híbridos e elétricos permitirão à Honda cumprir o seu objetivo de deixar de vender automóveis de combustão em todo o mundo até 2040. Até que isso seja uma realidade, a Honda pretende que os automóveis elétricos a bateria e a pilha de combustível representem 40% das vendas totais até final desta década. A percentagem deverá duplicar para 80% até 2035.

Será de referir que o último automóvel com motor a gasolina a ser lançado na Europa será o muito aguardado Civic Type R. Este será o último modelo a evitar qualquer tipo de eletrificação que for introduzido ainda este ano. Estará equipado com um motor turbo a gasolina de 2,0 litros com mais de 300 cv, acoplado a uma caixa de manual de seis velocidades que transmite a potência e o binário às rodas dianteiras.