Depois dos teasers, a Honda acaba de apresentar a nova geração do seu SUV maior, o CR-V. Para já, naquela que é a versão norte-americana, a prometer uma imagem mais premium, assim como uma motorização híbrida mais avançada. Qualidades que será possível esperar também na variante europeia, em princípio, com chegada ainda durante este ano.
Apresentada com um novo design, mais robusto e sofisticado, que deverá ser possível encontrar igualmente na variante europeia, o Honda CR-V para o mercado norte-americana destaca-se, assim e desde logo, por um crescimento nas dimensões exteriores, a começar numa distância entre eixos aumentada em cerca de 40 cm.
Contudo, igualmente significativo, é o recuo dos pilares A, que surgem igualmente mais saídos e baixos, sendo que a Honda também mudou a localização dos espelhos retrovisores exteriores, para as portas.
Já na frente, uma nova grelha dianteira, de maiores dimensões, além de faróis de tecnologia LED em todas as versões comercializadas no mercado norte-americano. Com a diferenciação a ser feita nos acabamentos e cores, quer da mesma grelha, quer de pormenores como as ponteiras de escape rectangulares, o spoiler traseiro e outros.
Como jantes, um set de 18 polegadas e 10 raios, no caso do Sport com design 'Berlina Black', ao passo que o topo-de-gama Sport Touring, já com rodas de 19" e cinco raios.
Habitáculo à imagem do Civic
Passando ao habitáculo, uma estética muito semelhante à do novo Civic, ou seja, em que aposta passa por um tablier mais simplificado, ainda que algo conservador, do qual faz inclusivamente parte a mesma grelha frontal tipo favo de mel a integrar as saídas de ar.
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Como parte do equipamento de série, um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, a mesma dimensão do ecrã central parte do sistema de infoentretenimento nas versões de entrada e intermédia, no qual não faltam comandos físicos para regulação do volume e ajuste das definições.
Já as versões de topo, beneficiam de um ecrã central de 9 polegadas com emparelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem necessidade de ligações físicas, assim como de um sistema de carregamento wireless.
No caso do Sport Touring, o acréscimo, ainda, de um sistema de áudio premium BOSE com 12 altifalantes.
Também com motorização híbrida
Falando dos aspectos técnicos, o novo CR-V recorre à mais recente arquitectura global da Honda, que a marca nipónica defende garantir um desempenho mais suave e estável, além de uma rigidez torcional aumentada em 15%. Sendo que, tanto a suspensão dianteira McPherson, como a direcção, foram ambas também revistas.
Quanto às motorizações, a nova geração CR-V passa a ostentar duas novas soluções, a começar num atualizado quatro cilindros 1,5 litros, a debitar 192 cv de potência e 243 Nm de binário entre as 1.700 e as 5.000 rpm, a que surge depois acoplada uma transmissão CVT. Assim como o sistema Rear Time AWD da marca.
Além desta solução, um segundo trem de força, híbrido, e que deverá ser aquele com que a Honda lançará este novo CR-V nos mercados europeus. Desde logo, por ser em tudo idêntico ao do novo Civic e que é sinónimo de um quatro cilindros 2,0 litros de ciclo Atkinson, com dois motores elétricos acoplados, a prometer, aqui, não apenas uma potência máxima de 207 cv, como também 335 Nm de binário. Valores que, entre outros predicados, garantem uma capacidade de reboque de até 1.000 kg.
Já no domínio da segurança, a presença do atualizado pack de sistemas de segurança Honda Sensing, do qual faz parte uma nova câmara grande angular de 90 graus e um radar de ondas milimétricas de 120 grau, assim como de um assistente em situações de pára-arranca, travagem autónoma quando a baixa velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, controlo de cruzeiro adaptativo com acompanhamento a baixa velocidade e manutenção na faixa de rodagem, entre outros.
Disponível ainda durante este verão… nos EUA
A terminar, referir, apenas, que o novo Honda CR-V vai chegar aos concessionários norte-americanos ainda durante este Verão, embora e para já, não existam preços conhecidos.