Apostada no desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, a Honda acaba de dar a conhecer, na Alemanha, quatro dos seus protótipos equipados com sistema de condução semi-autónoma de Nível 3 e 4. Objectivo último: chegar a 2050 sem qualquer vítima resultante de acidentes, envolvendo motos ou automóveis Honda.
Presente no ITS World Congress 2021 que decorre na Alemanha, a japonesa Honda mostrou, assim, todo o caminho já percorrido no domínio das tecnologia de condução autónoma e semi-autónoma. Isto, numa altura em que a União Europeia está, também ela, a avaliar a viabilidade de circulação de veículos equipas com sistemas de condução autónoma de Nível 3 e 4, em estradas do dia-a-dia.
De resto e ao abrigo de programa, a Honda disponibilizou quatro protótipos equipados com tecnologias de condução autónoma, baseados no sedan Legend.
'Traffic Jam Chauffer' e 'Motorway Chauffer'
Referir, ainda, que a marca japonesa encontra-se a testar, atualmente, na Europa, novos sistemas, denominados 'Traffic Jam Chauffer' e 'Motorway Chauffer', os quais já percorreram mais de 25.900 quilómetros por estradas alemãs.
Sobre estas tecnologias, a Honda revela que conseguem monitorizar as condições do trânsito e assumir controle total do carro, sempre que o condutor considere que é seguro fazê-lo.
LEIA TAMBÉM
Testes vão começar. Honda prepara serviço de transporte com veículos autónomos
De resto, o Honda Legend Hybrid EX já disponibiliza condução autónoma de nível 3 no Japão, sendo que a marca continua apostada em desenvolver este sistema ainda mais.
"Nós, na Honda, encaramos a tecnologia de condução autónoma como como uma parte vital das nossas tecnologias de segurança avançadas", comenta o líder do projeto L3Pilot Project e Honda R&D Europe, Dr. Robert Kastne, em um comunicado. Acrescentando que, "fruto dos anos de investigação neste domínio, temos o prazer de ser parte activa nesta iniciativa de inovação da UE e de apoiar a actividade de investigação avançada, para a condução automatizada que visa aumentar ainda mais a segurança e reduzir, ainda mais, os acidentes nas estradas europeias. "
Salientar, ainda, que a Honda tem vindo a investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento de sistemas de condução autónoma. Sendo que, já no início deste ano, anunciou uma estratégia que visa impedir mortes por colisão no trânsito, envolvendo motocicletas e automóveis Honda, em todo o mundo, até 2050.