Embora com apresentação oficial agendada para 2022, em pleno circuito de Suzuka, Japão, a Honda acaba de divulgar, entretanto, uma série de fotos do novo Civic Type-R. Mas, para já, ainda sob forte camuflagem...
Numa altura em que ainda está numa fase de desenvolvimento e a apurar capacidades em pista, o próximo Honda Civic Type R mostra-se, agora, alvo da atenção de engenheiros e técnicos. Mais concretamente, a preparar-se para o momento em que será oficialmente apresentado ao mundo.
Ainda a envergar uma intensa camuflagem, a qual apresenta como curiosidade o facto de exibir um padrão feito com variações da letra R, sobrepostas por perfis das gerações do passado, o futuro desportivo da Honda não esconde, ainda assim, as diferenças face ao actual modelo, que também surge nas fotos. Com o novo a mostrar, ainda, um sistema de escape com três saídas em posição central.
Embora partindo do mesmo chassis do atual Civic, as previsões são, no entanto, que, neste novo Type R, a base venha a ser não só mais rígida e firme, como também mais comprida e larga. Opções que deverão tornar ainda melhor a dinâmica do modelo que, em termos de motor, deverá manter o já conhecido quatro cilindros 2.0 litros da anterior geração, a debitar os mesmos 310 cv de potência e 400 Nm de binário.
Porquê Suzuka?….
Quanto à escolha de Suzuka, não apenas para a realização do desenvolvimento em pista, como também para a apresentação oficial e mundial do modelo, é, no fundo, uma escolha natural. Já que, além de ser um dos principais circuito do Japão, a infraestrutura é também propriedade da Mobilityland Corporation, uma subsidiária da Honda.
De resto, o próprio circuito de Suzuka foi originalmente concebido como pista de testes da Honda. Sendo, hoje em dia, um dos dois únicos circuitos em todo o mundo, com a homologação FIA Grau 1 e layout em oito; o outro, é a pista de testes da Ferrari, em Fiorano.
Ainda sobre o traçado, prolonga-se, atualmente, por 5,8 quilómetros, contabilizando um total de 18 curvas.