Antecipado por alguns teasers, a Honda acaba de dar a conhecer o novo Civic Si, versão do conhecido modelo nipónico que, garante o fabricante, surge com o propósito de, exibindo menos potência, oferecer maior prazer de condução. Resta saber se, desta feita e no futuro, também para a Europa.
Nesta nova geração com o bloco 1.5 a gasolina a oferecer "apenas" 200 cv, ou seja, menos 5 cv que no antecessor, o novo Honda Civic Si promete, no entanto, maior disponibilidade e irrequietude. Desde logo, graças ao surgimento dos já conhecidos 260 Nm de binário, 300 rpm mais cedo - às 1.800 rpm - do que anteriormente.
Ao mesmo tempo, a Honda anuncia, ainda, que o bloco passou a oferecer mais potência na ponta final, ou seja, entre as 6.000 e as 6.500 rpm.
A funcionar em conjunto com o quatro cilindros, apenas uma caixa manual de seis velocidades, atualizada no seu funcionamento, e com tecnologia de aumento da rotação nas passagens (Rev Matching) importada do Type R. sendo que os engenheiros da Honda melhoraram, ainda, não apenas a engrenagem, como o feeling no accionamento, para o qual contribui, ainda, uma nova pega em alumínio e fole em couro. Ambos, mais uma vez, inspirados na versão mais radical do Civic.
LEIA TAMBÉM
Primeiras imagens. Honda apresenta nova geração Civic exclusivamente híbrida
O Civic Si ganha ainda um novo sistema de escape duplo, com um fluxo 27% melhorado face ao modelo standard, enquanto, no capítulo da direcção, alterações levaram a que esta se tornasse 26% mais leve na assistência, do que na geração anterior.
Igualmente parte do equipamento de série, é um diferencial de deslizamento limitado, assim como uma suspensão traseira multi-link, além de um sistema de travagem com discos maiores - 12,3" à frente e 11,1" atrás. Ambos, escondidos por detrás de jantes de 18", em preto fosco e com um design de raios múltiplos, revestidas por pneus 235/40 R18.
Com estética a condizer
Falando da estética e além da cor exterior Blazing Orange Pearl, estreada no Civic Prototype, e que passa a ser exclusiva deste Si, a adopção de um novo spoiler na tampa da bagageira com acabamento em preto brilhante - a mesma cor das capas dos retrovisores e contornos das janelas -, assim como de um segundo spoiler, na parte inferior da carroçaria. Tudo isto, sem esquecer o emblema da marca, na grelha frontal, na cor vermelha.
Finalmente e no que diz respeito ao habitáculo, um ambiente em muitos aspectos semelhante à da versão standard, ainda que, marcado, aqui e ali, por vários detalhes em vermelho, a que se somam ainda pedais de alumínio e bancos dianteiros desportivos com encostos de cabeça integrados e apoio lateral melhorado.
Igualmente a ajudar à missão do condutor, um painel de instrumentos 100% digital de sete polegadas, além de um ecrã táctil de nove polegadas, com emparelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Assim, como um sistema de som BOSE de 12 altifalantes e um subwoofer.
Ainda para este ano... nos EUA
O Honda Civic Si deverá chegar aos concessionários norte-americanos ainda antes do final do ano, seguindo-se, já em 2022, a chegada do desejado Type R. O mesmo ano em que, de resto, chegar o Acura Integra... também ele apenas para o mercado dos EUA.