A Honda revelou a sexta geração do Civic Type R que se anuncia como a mais potente de sempre, embora ainda não tenham sido divulgados dados concretos. O estilo é baseado no Civic e:HEV, recentemente apresentado, mas com algumas alterações para otimizar o comportamento desportivo.
Coincidindo com a celebração dos 25 anos do mais emblemático hatchback desportivo da Honda e os 50 anos do modelo Civic, a marca japonesa revelou finalmente a nova geração do Civic Type R e reivindica que se trata da mais potente de sempre, embora não tenha avançado com valores concretos.
Os responsáveis da Honda adiantam, no entanto, que o novo Civic Type R recebe uma versão melhorada do motor turbo de 2,0 litros da geração anterior, associada a uma caixa manual melhorada de seis velocidades.
Como a Honda tem vindo a introduzir motores híbridos em toda a sua gama na Europa, este hatchback desportivo deverá ser o último carro que a marca deverá lançar com motor de combustão puro.
A Honda sublinha que o melhorado motor, que ganhou um turbocompressor revisto e uma carcaça mais compacta, é o mais potente VTEC turbo de sempre para proporcionar a condução mais recompensadora e segura da história do Type R.
Melhor relação peso-potência de sempre
Os japoneses referem que o novo Civic Type R vai oferecer a melhor relação peso-potência e que conseguirá oferecer mais binário e uma maior velocidade de ponta. O modelo anterior pesa 1380 kg e o motor desenvolve 320 cv, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos.
Os travões também foram atualizados e passaram a contar com um sistema melhorado de controlo da temperatura e de refrigeração.
O estilo exterior do Type R é baseado na silhueta elegante e desportiva do novo Honda Civiv e:HEV. Para melhorar o visual desportivo e as prestações, o novo Type R é mais baixo e largo. A sua presença é reforçada por arcos das rodas, que montam jantes de liga leve de 19" em negro mate e pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Outros traços distintivos consistem na grelha inferior de maiores dimensões, as entradas da ventilação no pára-choques dianteiro e o novo desenho do capot para melhorar o fluxo de ar para o motor.
LEIA TAMBÉM
Novo Honda Civic Type R bate recorde da volta mais rápida em Suzuka
O interior recebe as mesmas atualizações do Civic e:HEV. O caráter desportivo do Type R é sublinhado pelo ecrã tátil de 10,2", o painel de instrumentos digital, os bancos desportivos desenhados para condução em estrada e em pista.
O novo Honda Civic Type R vai ser comercializado em 2023, prevendo-se a entrega das primeiras unidades para o início do próximo ano.