O responsável técnico da Honda na Europa admite que o Civic Type R possa vir a ser eletrificado e poderá ser mesmo proposto numa versão com carregamento externo da bateria. Do ponto de vista técnico, tudo é possível. Até uma versão com tração integral.
Recentemente apresentado, o novo Honda Civic Type R pode vir a ser eletrificado e até poderá ser disponibilizado numa versão híbrida com carregamento externo da bateria (PHEV).
"Tudo é possível", admitiu o responsável técnico da Honda Motor Europe, Ko Yamamoto, aos nossos colegas da Autocar.
"Não excluiria a eletrificação", afirma Ko Yamamoto. "Não podemos instalar uma linha motriz totalmente elétrica nesta plataforma, mas imagino que poderíamos desenvolver um qualquer tipo de solução híbrida recarregável".
O responsável técnico da Honda Motor Europe também não confirmou se algum Civic Type R poderá vir a ser proposto com essa solução, mas o ciclo de vida deste modelo ainda é relativamente curto, já que atual geração do Civic foi lançada este ano, tendo estreado a motorização híbrida e:HEV.
A estratégia da Honda passa pelo lançamento de uma nova gama de veículos elétricos a partir de 2023 e que também prevê a descontinuação dos motores de combustão interna na Europa.
Por isso é de esperar que o novo Civic Type R venha a ser a última versão não eletrificada do popular hatch desportivo da marca japonesa.
Tração integral também seria possível
"A eletrificação é apenas mais uma medida técnica como o VTEC, o turbo ou a suspensão multi-braços", afirmou recentemente Yamamoto. "Existem alguns critérios que são importantes para o Type R: resposta rápida, a unidade entre condutor e máquina. Como é que isso está ser alcançado? Isso é outra história, mas acredito que poderá ser com algum nível de eletrificação".
LEIA TAMBÉM
Honda Civic E:HEV. O mais europeu dos Civic?
A possibilidade do Civic Type R receber um sistema de tração integral também não foi descartada pela Honda."Claro que podemos ter tração integral", afirma Ko Yamamoto. "Esta plataforma também é utilizada no CR-V com tração às quatro rodas".
"Todavia, penso que a tração integral seja a solução mais indicada, tendo em conta as caraterísticas do Type R. Não fica necessariamente mais rápido, mas fica mais pesado".