A Honda revelou, esta madrugada, a nova geração do popular Civic, embora e para já, na forma de protótipo. Sendo que, além das alterações estilísticas, novidade é também o facto desta 11.ª geração ser desvendada na variante três volumes, e não no formato de hatchback, tendo também e desde já, início de comercialização fixado para o próximo ano.
Proposta que é também o modelo de maior sucesso, da Honda, em mercados como a Europa, o Civic tinha por tradição ser apresentado, primeiramente, na carroçaria hatchback, à qual se seguia, então, os restantes formatos.
No entanto e porque as tradições também se quebram, a Honda acaba de dar a conhecer, embora ainda na forma de protótipo, as linhas do próximo Civic, naquela que será a carroçaria de três volumes, ou sedan. Embora e com a garantia de que, as restantes carroçarias já conhecidas, não deixarão de marcar presença.
Prestes a dar início àquela que é a sua 11.ª geração, confirmado fica, desde já e também, a existência de mais uma geração do não menos emblemático Civic Type R. Ainda que, até ao momento, sem confirmação de lançamento na Europa, avança a britânica Autocar.
LEIA TAMBÉM
Honda Civic Type R atualiza-se no look e eficácia
Quanto ao modelo propriamente dito, destaque para a conjugação, no exterior, de algumas soluções de design claramente importadas do modelo actual e a procurarem dar uma ideia de continuidade, com outras perspectivas a remeterem para o Accord norte-americano.
Entre as novidades, desde já, reveladas pelas designers da Honda, surge o adiantar dos pilares A no capot, como forma de "melhorar as visibilidade", ao mesmo tempo que, também os retrovisores exteriores, mudaram de lugar, para as portas.
Na frente, uma grelha redesenhada e mais pequena, ao passo que, na traseira, novos farolins e um pequeno airelon integrado na tampa da mala, transmitem uma ideia de maior largura.
Quanto ao interior e embora a Honda não tenha revelado fotografias, apenas um desenho, a garantia é de que o Civic sofreu alterações ainda mais profundas, das quais fazem parte um tablier mais "limpo" e um novo ecrã de 9", parte do sistema de infoentretenimento.
Desconhecidas são também as motorizações que farão parte desta nova geração Civic, embora e segundo também avança a Autocar, seja expectável que, nomeadamente, o futuro Civic Type R, venha a contar com um sistema de propulsão híbrido. Isto, como forma de manter a emoção, com menores emissões.
Finalmente, referir que o novo Civic, para o mercado americano, continuará a ser fabricado nas fábricas no estado norte-americano de Indiana e na província canadiana do Ontario. Sendo que, até mesmo as versões hatchback, que até aqui eram fabricadas em Swindon, no Reino Unido, deverão passar para a fábrica de Greensburg, no Indiana.