Honda Civic Elegance 1.0 VTEC Manual

Honda Civic Elegance 1.0 VTEC Manual. Imagem irreverentemente desportiva

Uma imagem irreverentemente desportiva, inspirada nas linhas do Type R, é a principal caraterística da mais recente geração do Honda Civic. Uma das opções do familiar da marca japonesa é o nível de equipamento Elegance e a motorização 1.0 VTEC de 129 cv, que surpreende pelas prestações.

Poucos são os modelos com uma carreira comercial tão longa e de tanto sucesso como o Civic, que está no mercado desde 1972 e já vai na sua décima geração. Neste segmento, apenas o Volkswagen Golf ou Toyota Corolla poderão reivindicar uma longevidade semelhante.

Lançada em 2017, a mais recente geração foi desenvolvida para dar continuidade à reputação deste modelo em oferecer uma elevada funcionalidade e um amplo espaço para passageiros e bagagem. O Honda Civic recebeu uma plataforma mais longa e larga, com uma distância entre-eixos de 2,70 metros.

Aquela plataforma serve de base a uma carroçaria mais eficiente em termos de aerodinâmica para um familiar compacto, equilibrando o baixo arrastamento aerodinâmico com a estabilidade a alta velocidade.

Em termos de imagem, a carroçaria apresenta um desenho irreverente, destacando-se as linhas elegantes e desportivas, assim como detalhes únicos. É o caso do vidro traseiro, dividido em duas partes, ou as entradas e saídas de ar falsas em ambos os pára-choques, um exercício de estilo tipicamente japonês.

INTERIOR

A plataforma mais longa e larga do Civic e a maior distância entre-eixos teve um reflexo positivo ao nível da habitabilidade. Os bancos dos passageiros dianteiros e traseiros oferecem um amplo espaço para as pernas, ombros e cabeça. Para garantir um elevado conforto aos ocupantes dos lugares traseiros, os bancos exteriores podem ser regulados, facilitando a movimentação de todos os passageiros para dentro e fora do veículo.

Igualmente generosa é a bagageira que disponibiliza um volume útil de 478 litros com os bancos na posição normal, podendo aumentar para 828 litros com o rebatimento dos assentos traseiros, numa configuração 60:40. Por baixo do fundo da bagageira encontra-se um outro compartimento, concebido originalmente para o pneu sobressalente, que foi removido.

LEIA TAMBÉM Novo Honda Civic com ambições

O interior do Civic é dominado por linhas horizontais que acentuam a sensação de amplitude e espaço. A perceção de sofisticação é reforçada pelos acabamentos em materiais de elevada qualidade, destacando-se o painel de bordo construído numa só peça e de toque suave com costuras moldadas. A versão ensaiada, Elegance, recebe estofos nos bancos em tecido de alta qualidade.

A consola central apresenta um acabamento em preto piano, enquanto a parte inferior à frente da caixa de velocidades possui um espaço de arrumação com dois níveis que está vocacionado para receber dispositivos eletrónicos pessoais. A prateleira dianteira garante um acesso simples e facilitado aos objetos. Por baixo da consola central encontra-se um espaço de arrumação mais discreto, com acesso à porta USB e a uma tomada de alimentação de 12V.

O painel de instrumentos possui um ecrã TFT de sete polegadas, que inclui um conta-rotações de grandes dimensões e um velocímetro digital. Integrado neste ecrã existe uma área onde o condutor pode alternar entre uma diversidade de informações, como instruções de navegação, informação sobre faixas de audio, dados dos computador de bordo sobre a viagem atual ou informações relativas à manutenção do veículo.

MECÂNICA

A Honda possui uma grande experiência no desenvolvimento de motores pequenos, incluindo o bloco de três cilindros de 998 cc, de injeção direta com turbo, que equipava a unidade ensaiada. O propulsor 1.0 VTEC desenvolve uma potência máxima de 129 cv às 5500 rpm e um binário máximo de 200 Nm às 2250 rpm.

A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades, precisa e bem escalonada.

Para otimizar o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono, o motor está associado a um sistema de Start & Stop, que desliga automaticamente o propulsor quando o veículo está parado. Além disso, o condutor também tem a possibilidade de acionar o modo "Eco" através de um botão localizado no piso da transmissão.

Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos e uma velocidade máxima de 205 km/h. O consumo médio anunciado em ciclo WLTP é de 6,2 l/100 km e emissões de 141 g/km.

TECNOLOGIA

O Honda Civic recebeu a segunda geração do sistema de infoentrenimento e conectividade Honda Connect, que inclui um ecrã TFT-LCD de sete polegadas na consola central. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

O ecrã tátil de sete polegadas do sistema Honda Connect possui tecnologia IPS (In-Place-Switching), que oferece uma imagem de elevada qualidade. O sistema Honda Connect também possibilita a regulação dos comandos do sistema de climatização, o que se traduz num reduzido número de interruptores na consola central.

O ecrã tátil apresenta as informações do veículo, designadamente as informações do computador de bordo e do consumo de combustível, assim como imagens da útil câmara traseira de auxílio ao estacionamento. O sistema Honda Connect também está equipado com sistema de navegação.

No capítulo da segurança, a Honda não olhou a esforços e dotou o Civic com o sistema Sensing que reúne de série um pacote enorme de ajudas, desde a travagem de emergência até ao regulador de velocidade ativo (ACC), passando pelo aviso de saída de faixa de rodagem com intervenção na direção, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.

AO VOLANTE

O Civic oferece uma posição de condução baixa e envolvente, enquanto a visibilidade dianteira é de excelente nível, graças à reduzida espessura dos pilares. No nível de equipamento Elegance, ainda é necessário recorrer à chave do veículo para acionar a ignição, mas o travão de estacionamento já é elétrico.

Do ponto de vista dinâmico, o Civic surpreende não só pela entrega de potência, mas também pela suavidade ao subir de rotação. Isto deve-se, sobretudo à utilização de materiais leves, como o alumínio, e soluções inovadoras, como válvulas refrigeradas a sódio ou árvores de cames ocas.

A sobrealimentação também contribui para a agradabilidade de condução, pois a entrada do turbo não prejudica a resposta. Por sua vez, o consumo de combustível registado no ensaio foi de 6,3 l/100 km, valor semelhante ao anunciado.

A direção, que utiliza o sistema de duplo pinhão do Civic Type R, é rápida e responde com eficácia às mudanças de trajetória quando são colocadas à prova as capacidades dinâmicas do Civic. O baixo centro de gravidade, as vias largas e a longa distância entre-eixos asseguram uma elevada estabilidade.

VEREDICTO

Proposto por 27.415 euros, o Honda Civic Elegance 1.0 VTEC Manual é um familiar compacto espaçoso com uma imagem desportiva e um nível de equipamento relativamente completo, não só em termos de conforto, mas, também, de segurança. O motor a gasolina de três cilindros a gasolina de 998 cc e 125 cv também convence pelas suas prestações dinâmicas.

 

Gostámos Gostámos

Imagem desportiva

Inspirado claramente no Civic Type R, o caráter desportivo e agressivo do Civic é sublinhado pela "face" afilada, as cavas das rodas pronunciadas, a baixa altura ao solo ou as entradas de ar de grandes dimensões.

Qualidade construção

O interior foi concebido para proporcionar um elevado conforto e sofisticação. Os materiais utilizados são de elevada qualidade e de toque suave com costuras moldadas, enquanto o rigor da montagem é irrepreensível.

Equipamento

Mesmo a versão "Elegance" oferece um nível de equipamento bastante completo, não faltando os bancos aquecidos, a regulação lombar elétrica do banco do condutor, sistema de navegação, volante multifunções, câmara traseira, entre outros.

Não Gostámos Não Gostámos

Visibilidade traseira

O formato do pilar traseiro, da tampa da bagageira e do vidro, dividido em duas partes, dificultam seriamente a visibilidade, especialmente nas manobras de estacionamento. Para minimizar esse constrangimento, a câmara traseira e os sensores são de série.

Altura ao solo

O caráter desportivo do Honda Civic é sublinhado por uma reduzida ao solo. Só que esta configuração exige alguns cuidados especiais nas passagens pelas lombas sonoras ou nas aproximações aos lancis dos passeios para não bater por baixo do pára-choques.

Limitador velocidade

O Honda Civic vem equipado com um limitador de velocidade, ativado no volante multifunções, que não faz mais do que emitir um ruído acústico quando se alcança a velocidade programada, mas não impede de a ultrapassar, se o condutor acelerar.

Honda Civic Elegance 1.0 VTEC Manual

Preço 27.145 Motor Gasolina, 998 cc Potência 126 cv às 5500 rpm Binário 200 Nm às 2250 rpm Transmissão Man, 6 vel. Peso 1350 kg Comp./Larg./Alt. 4,52/1,80/1,43 m Dist. entre eixos 2,70 m Mala 478 - 828 l Desempenho 11,2 0-100 km/h; 205 km/h Vel. Máx. Consumo 6,2 (6,3) l/100 km Emissões CO2 141 g/Km

Equipamento Série: Ar condicionado, faróis de activação automática, bancos aquecidos, a regulação lombar elétrica do banco do condutor, sistema de navegação, volante multifunções, câmara traseira, ecrã tátil de 7", Bluetooth, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, travão de estacionamento elétrico, travagem de emergência, regulador de velocidade ativo (ACC), limitador de velocidade, aviso de saída de faixa de rodagem com intervenção na direção, reconhecimento de sinais de trânsito.