Envolvida num processo de redução de emissões na Europa, a Honda acaba de dar a conhecer mais uma renovação na sua oferta: o novo Civic e:HEV. Modelo até aqui importantíssimo na oferta da marca nipónica, para o Velho Continente, e que, nesta nova geração, passa a estar disponível, apenas e só, com motorização híbrida.
Numa altura em que também comemora 50 anos de existência naquelas que são as suas formas de hatchback, o Honda Civic europeu anuncia-se, assim e desde já, com linhas muito semelhantes às do irmão norte-americano, adoptando um perfil mais de coupé. Isto, numa carroçaria que também perde qualquer ponteira de escape e passa a exibir o logótipo e:HEV já conhecido de outras propostas do fabricante, como é o caso do Jazz ou do recentemente lançado em Portugal HR-V.
A acompanhar estas alterações exteriores, um habitáculo com um novo revestimento tipo favo de mel e acompanhado, entre outros equipamentos, de um ecrã central táctil a cores de 9 polegadas, já com emparelhamento sem fios via Apple CarPlay ou Android Auto. Sendo que, no caso da versão Advance, o ecrã passa a ser de 10,2 polegadas, enquanto o sistema de som passa a ser da BOSE, com 12 altifalantes.
De resto e a exemplo do que acontece no HR-V, também o Civic acabou ganhando maior e melhor habitabilidade, fruto de um aumento de 35 mm na distância entre eixos. Argumento a que o sedan soma, ainda, um pacote de tecnologias de segurança e apoio à condução reforçado, do qual fazem parte, entre muitos outros argumentos, um total de 11 airbags!
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Quanto às motorizações, a redução da oferta para apenas um só sistema de propulsão, híbrido, e de configuração bastante mais parecida à do CR-V, do que às das versões híbridas do utilitário Jazz e do crossover compacto HR-V.
Segundo a Honda, o trem de força do novo Civic tem por base um quatro cilindros 2.0 litros, a funcionar no ciclo Atkinson, e cuja gestão, a cargo de uma nova unidade de controle de potência, permite anunciar uma eficiência térmica melhorada em 41 por cento.
A acompanhar o bloco de combustão, dois motores elétricos, montados à frente, e apoiados por uma bateria de iões de lítio com 72 células, instalada sob os bancos traseiro. E que, embora mais leve, também anuncia uma maior densidade energética.
Em conjunto, os três motores permitem anunciar uma potência combinada de 184 cv e um binário máximo de 315 Nm, ambos enviados, através de uma caixa CVT, apenas e só, para as rodas da frente. Com a Honda a anunciar, ainda, emissões de CO2, já segundo a norma WLTP, inferiores a 110 g/km, o que não deixará de ser um bom contributo, naqueles que têm sido os esforços da marca nipónica, em procurar corresponder às cada vez mais exigentes normas anti-emissões em vigor na União Europeia.
Ainda em termos de funcionamento, o facto deste sistema de propulsão híbrido sem carregamento externo poder alternar, de forma automática, entre um funcionamento exclusivamente elétrico, híbrido, ou com recurso apenas e só ao motor de combustão, embora com o condutor a poder seleccionar, igualmente, o tipo de propulsão com que quer seguir. Basta, tão só, que recorra ao igualmente presente sistema de modos de condução, com quatro opções distintas: Eco, Normal, Sport e Individual.
Para o Outono
A terminar, referir apenas que a Honda tem previsto começar a comercializar este novo Civic, na Europa, com a entrada do próximo Outono.
Já os preços, serão divulgados mais próximo da data de início de comercialização.