E que tal também na Europa? Honda apresenta o seu novo segmento B-SUV

A Honda acaba de dar a conhecer a segunda geração do BR-V, crossover para o segmento B-SUV, e que não nos importávamos de ver na Europa...

Embora mais conhecida, em Portugal e no segmento C-SUV, pelo HR-V, a presença da Honda nos patamares de entrada do mercado automóvel, não se limita, contudo, a este modelo, mas é feita, igualmente, através do BR-V. Basicamente, um pequeno crossover para o segmento B-SUV, que acaba de dar a conhecer uma nova geração. Finalmente, também para a Europa?...

Acrónimo de 'Bold Runabout Vehicle', o Honda BR-V é uma proposta que o construtor nipónico deu a conhecer, pela primeira vez, em 2015, mais direccionada para os chamados mercados emergentes. E que, concebido como um veículo menos sofisticado que o HR-V, mas também mais acessível, dá agora a conhecer a sua segunda geração.

Apesar de não revelando qual a plataforma em que o modelo se baseia - a geração anterior tinha as suas raízes mecânicas na minivan Mobilio, modelo posicionado abaixo do Jazz -, a Honda não deixa de destacar importantes evoluções neste novo BR-V. A começar, pela adopção do pacote de sistemas de segurança e ajuda à condução Honda Sensing.

A apresentação da segunda geração Honda BR-V
A apresentação da segunda geração Honda BR-V

Assim e entre as tecnologias presentes, destaque para o assistente de manutenção na faixa, travagem autónoma de emergência, Cruise Control adaptativo e mitigação de saída de estrada. Tudo isto, sem esquecer os seis airbags, as luzes de máximos de accionamento automático, monitorização do ângulo morto e alerta de arranque do carro que segue à frente.

Com 120 cv... mas apenas Euro 4

Quanto ao motor escolhido para este novo BR-V, a Honda aposta num bloco 1.5 i-VTEC a gasolina naturalmente aspirado, a anunciar 120 cv de potência às 6.600 rpm e 145 Nm de binário, a partir das 4.300 rpm. Sendo que, a apoiar o bloco, uma nova e mais eficiente caixa CVT, que a marca japonesa diz ser totalmente nova, e a enviar a potência apenas para as rodas da frente.

LEIA TAMBÉM
Chega no final de 2021. Honda Portugal apresenta o novo HR-V Hybrid

Ainda assim e a penalizar (fortemente) este Honda BR-V, quanto a uma possível introdução nos mercados do continente europeu, o facto deste segmento B-SUV cumprir apenas a norma Euro 4 de emissões, isto, numa altura em que, na União Europeia, a exigência já aponta ao Euro 7. Ainda assim, acreditamos nós, nada que a Honda não conseguisse resolver...

Por apenas 15 mil euros

Entretanto, importa, também referir que, até hoje, este modelo já gerou mais de 255 mil unidades transaccionadas, das quais, 30% foram feitas na Indonésia. País onde, aliás, o novo BR-V é não só fabricado, como também foi agora apresentado.

O BR-V é a proposta da Honda para o segmento B-SUV
O BR-V é a proposta da Honda para o segmento B-SUV

De resto e também na Indonésia, esta nova geração Honda BR-V entrará em comercialização com um preço base a rondar os 15 mil euros, à cotação atual.