O pequeno e (quase) desconhecido fabricante catalão de superdesportivos Hispano Suiza acaba de dar a conhecer aquela que é a evolução mais desportiva do seu último modelo, Carmen. A qual, com o nome de Hispano Suiza Carmen Boulogne, anuncia 1114 cv de potência 100% elétrica, assim como uma capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,6s.
Desvendado, pela primeira vez, há não muito tempo, na forma de uma unidade fortemente personalizada, destinada ao milionário norte-americano Michael Fux, o Hispano Suiza Carmen Boulogne é um superdesportivo totalmente elétrico, concebido, desenvolvido e fabricado em Barcelona, Espanha. E do qual, acrescenta o fabricante em comunicado, serão produzidos apenas cinco exemplares.
Procurando remeter para os exclusivos e luxuosos modelos Hispano Suiza de outrora, o Carmen Boulogne vai buscar esta última designação a 1921, ano em que a marca catalã desenvolveu uma versão de competição do seu coupé de altas prestações H6, para a fazer alinhar na George Boillot Cup, uma corrida de resistência à volta da cidade francesa de Boulogne, que durava mais de 3h30m.
Prova em que a Hispano Suiza acabou alcançando três vitórias consecutivas, com André Dubonnet (1921), Paul Bablot (1922) e Léonce Garnier (1923), todos eles ao volante do Hispano Suiza H6.
Homenageando o passado
Procurando homenagear, não somente as vitórias, como também o próprio H6, este novo Grand Tourer de duas portas e apenas dois lugares, começa por anunciar, ainda mais potência que o modelo que lhe está na base, o Hispano Suiza Carmen, prometendo uma potência máxima de 1114 cv, ou 820 kW. Valor com o qual deverá ser capaz de alcançar não apenas a velocidade máxima (limitada) de 290 km/h, como também uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 2,6 segundos.
LEIA TAMBÉM
Em modo elétrico. Hispano Suiza Carmen fez-se à pista em Le Mans
A ajudar a estas prestações, um peso total que não ultrapassa os 1630 kg, menos 60 kg que o Carmen, graças não somente a uma carroçaria construída em fibra de carbono, mas, principalmente, à otimização de elementos estruturais como a suspensão, o subchassis em fibra de carbono, novos componentes CNC e um tejadilho em fibra de carbono, entre outros.
Com quatro motores síncronos
Como sistema de propulsão, quatro motores elétricos síncronos de imã permanente, dois por cada roda traseira, com o binário de cada motor a ser controlado através de sofisticados sistemas de vectorização, desenvolvidos internamente e fazendo uso do conhecimento adquirido na Fórmula E.
Assim e das 0-6500 rpm, os motores são capazes de oferecer um binário máximo de 1600 Nm, permitindo alcançar uma impressionante aceleração e disponibilizar um fluxo praticamente interminável de potência e tração.
Quanto à bateria de polímeros de iões de lítio, concebidas e produzidas internamente, e com sistema de controlo da temperatura, possui uma capacidade de 80 kWh, garantindo uma autonomia de até 400 km.
O Hispano Suiza Carmen Boulogne possui, ainda, uma capacidade de carga rápida de mais de 80 kW DC, necessitando de apenas 30 minutos para carregar de 30-80%, através de um carregador rápido CCS2. Também possui opções de carregamento CHAdeMO e GB/T.
A partir de 1,65 milhões de euros... antes de impostos
Esteticamente, o Carmen Bolougne mantém as mesmas óticas dianteiras semicirculares e o ar agressivo do Carmen, com a diferença de uma imponente grelha de cor de cobre. Podendo, ainda, ser totalmente personalizável, graças ao departamento "Unique Tailormade".
Com um desenho, desenvolvimento e produção que são o resultado do conhecimento e da experiência da Hispano Suiza e da QEV Technologies, empresa especializada no desenvolvimento de motores elétricos e nos desportos motorizados, o Hispano Suiza Carmen Boulogne tem um preço que começa nos 1,65 milhões de euros, ainda antes de impostos.
Com um processo de fabrico, realizado à mão, que, segundo o fabricante, requere, aproximadamente, doze meses para ser levar a cabo, do Hispano Suiza Carmen Boulogne serão construídas apenas cinco unidades. Às quais se juntam, depois, 14 exemplares do Carmen, completando, assim, um total de 19 carros a produzir pela marca nascida em Barcelona.
Finalmente e quanto à entrega da primeira unidade, não deverá acontecer antes de 2022, sendo que, a Hispano Suiza, não revela se já tem encomendas para este Grand Tourer superdesportivo.