Toyota Hilux Invincible 2.8 D. Novo motor não é tudo

A Hilux passou a contar com um novo motor diesel de 204 cv para responder à concorrência. Mas as novidades na versão Invincible.

A Hilux passou a contar com um novo motor diesel de 204 cv para responder à ofensiva da concorrência. Mas as novidades não ficam por aí conforme se pode constatar na versão Invincible.

Face a alguns concorrentes, a oferta mecânica da Hilux apresentava algumas limitações em termos de potência, pois os 150 cv desenvolvidos pelo fiável e robusto bloco diesel de 2,4 litros estavam claramente abaixo das versões topo de gama da Isuzu D-Max (164 cv), Nissan Navara (190 cv), Ford Ranger (213 cv).

Essa desvantagem relativa foi, finalmente, ultrapassada com a introdução de um novo motor diesel de 2,8 litros com 204 cv, que passou a estar disponível nas versões 4x4 de cabina dupla "Tracker" e "Invincible". A restante gama continua a ser comercializada com o motor 2.4D de 150 cv.

A Toyota aproveitou a oportunidade para "refrescar" a imagem da Hilux, com a adoção de uma grelha frontal mais tridimensional que passou a estar integrada no pára-choques dianteiro, para reforçar a imagem de robustez, potência e resistência. 

O design exterior distingue-se ainda pelos novos conjuntos de luzes dianteiras e traseiras em LED, ao que se junta um novo desenho e acabamento maquinado das jantes de liga leve de 18", estando ainda disponível a nova cor exterior Bronze Oxide, presente na unidade ensaiada. 

A versão "Invincible" passou a ser o topo de gama da renovada Hilux e recebeu detalhes exclusivos para fazer a diferença como, por exemplo, a proteção frontal e traseira, os estribos laterais. o roll-bar e os puxadores das portas na cor preta. 

Interior atualizado

O habitáculo também foi revisto, destacando-se um novo grafismo da informação apresentada ao condutor no ecrã TFT, localizado atrás do volante. As versões de lazer passaram a contar com um novo sistema multimedia com ecrã tátil de oito polegadas, localizado na central e inclui alguns botões físicos para melhorar a operacionalidade em todas as condições de terreno.

O painel de bordo da versão Invincible apresenta detalhes em preto metálico e acabamento cromado, oferecendo ainda iluminação em azul claro nas portas dianteiras e traseiras, enquanto os bancos em pele possuem revestimentos em dois tons. 

O interior é visualmente mais atrativo com um design mais semelhante a um ligeiro de passageiros da Toyota do que propriamente a um comercial ligeiro. A variante de cabina dupla oferece um espaço mais do que suficiente para quatro adultos, podendo mesmo chegar aos cinco, embora mais apertados nos lugares traseiros. 

Como topo de gama da Hilux, a versão Invincible recebe um nível de equipamento bastante completo, destacando-se o sistema de navegação, o ar condicionado automático, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, a câmara traseira ou o sistema de som JBL Premium de nove altifalantes que incorpora um amplificador de 800 W de oito canais e a tecnologia CLARi-Fi.

Motor diesel de 204 cv

No capítulo mecânico, a principal novidade é a introdução do motor diesel de 2775 cc que desenvolve uma potência de 204 cv às 3400 rpm e um binário de 500 Nm entre as 1600 e as 2400 rpm, sendo a transmissão assegurada por uma caixa automática de seis relações.   

No túnel do motor existe um botão que permite selecionar os modos de condução "Eco" e "Power". A primeira opção limita a aceleração e otimiza o consumo de combustível, embora abaixo das 2500 rpm se sinta alguma lentidão a responder. Por outro lado, o modo "Power" oferece uma resposta mais rápida do acelerador, notando-se de imediato a reação do propulsor, embora deixe de ser possível manter um consumo de combustível na ordem dos 9,1 l/100 km. 

LEIA TAMBÉM
Artic Trucks reforça imagem radical da nova Toyota Hilux

Caso seja necessário efetuar percursos em fora de estrada é possível engrenar a tracção integral ou as baixas com recurso a um comando giratório junto à alavanca da caixa automática. As suas aptidões em fora de estrada são garantidas por uma altura mínima ao solo de 29,3 cm, um ângulo de ataque de 31º e de saída de 26º. Igualmente disponível nesta versão está o sistema de controlo de assistência em descida (DAC), assim como o bloqueio de diferencial.  

Assistência à condução

Para apoiar a condução, a Hilux Invincible conta com o sistema de alerta de pré-colisão, cruise control adaptativo, assistente de manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, controlo de estabilidade do veículo e de assistência ao arranque em subida. 

No que se refere ao preço, a versão topo de gama da Hilux é proposta por 60.040 euros, valor relativamente elevado face aos principais concorrentes. Por outro lado, a Toyota oferece uma garantia de sete anos.

Ficha Técnica

PREÇO60.040 €
MOTOR4 CIL; 2775 CC; 204 CV;  3400 RPM
BINÁRIO500 NM
TRANSMISSÃO4WD; 6 Vel; Auto
COMP./LARG./ALT.5325/1900/1815 MM
D.E.E.3085 MM
PESO BRUTO3210 KG
TARA2355 KG
CARGA ÚTIL 855 KG
CONSUMO9,5 L/100 KM (WLTP) / Teste 9,1l/100 KM
EMISSÕES248 G/KM
IUC53,85 €

Equipamento

Sistema de navegação, o ar condicionado automático, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, a câmara traseira ou o sistema de som JBL Premium de nove altifalantes que incorpora um amplificador de 800 W de oito canais e a tecnologia CLARi-Fi, sistema de controlo de assistência em descida (DAC), bloqueio de diferencial, sistema de alerta de pré-colisão, cruise control adaptaivo, assistente de manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, controlo de estabilidade do veículo e de assistência ao arranque em subida.