As conclusões são da JATO Dynamics, empresa especializada na recolha de dados relativos ao sector automóvel, que, numa análise ao ano que passou (2024) em 25 países da União Europeia (Portugal incluído), mais o Reino Unido, a Noruega e a Suíça, destaca, desde logo, o fraco crescimento do mercado automóvel europeu, face a 2023 - apenas 0.9%, tendo terminado com um total de 12.909.741 automóveis novos registados.
Embora não deixando de ser uma subida, a verdade é que os números continuam ainda muito distantes de garantirem uma recuperação, leve que seja, em direção aos 2,9 milhões de carros desaparecidos dos registos, desde a chegada da pandemia de COVID-19, em 2022.
Igualmente entre os dados recolhidos, nota para o facto dos SUV serem, cada vez mais, a carroçaria favorita dos europeus, tendo representado, em 2024, 54% da totalidade dos novos carros registados. Um crescimento de 4% face a 2023, para as 6,92 milhões de unidades, com os modelos do segmento C (42%), com destaque particular para os Volkswagen T-Roc e Tiguan, a liderarem as escolhas, logo seguidos dos B-SUV (36%). Embora e nesta corrida muito particular, tenham sido os SUV de luxo que mais cresceram (13%), com um total de 56.300 unidades.