Após road trip difícil. CEO do Volkswagen Group critica rede Ionity

O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, decidiu fazer uma road trip elétrica com um ID.3, mas que acabou por não correr como esperaria.

Demonstração de que este tipo de situações não acontece apenas ao comum dos cidadãos, o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, decidiu fazer uma road trip, de veículo elétrico, por terras austríacas. E a verdade é que a experiência não correu propriamente bem...

A situação foi, de resto, revelada, pelo próprio CEO do Volkswagen Group, através das redes sociais. Com Herbert Diess a culpar, pela sua má experiência, o mesmo que, frequentemente, os condutores e utilizadores de carros elétricos, apontam como o principal motivo para as dificuldades de afirmação dos veículos elétricos - a rede de carregamento.

Segundo Diess, tudo começou com a decisão de, aproveitando o facto de estar a gozar férias de verão, fazer uma viagem de carro através do vale conhecido como Passo del Brennero, na cordilheira dos Alpes, e que acompanha a fronteira entre a Áustria e a Itália.

Herbert Diess CEO Volkswagen
Herbert Diess e o Volkswagen ID.3 não tiveram uma boa experiência de férias

Para o efeito, o alemão escolheu um Volkswagen ID.3, com a consciência de que, ao longo do trajecto, teria quatro pontos de carregamento rápido da rede IONITY. Infraestutura europeia resultante de uma joint-venture entre a Volkswagen, BMW, Daimler e Ford, cuja implementação, iniciada em 2020, visa, precisamente, criar uma rede europeia de carregamento rápido, capaz de garantir a circulação, sem preocupações ou dificuldades, dos veículos elétricos, na Europa.

No entanto, qual não foi a surpresa de Herbert Diess, quando, já durante a viagem, se confrontou com um cenário inesperado: chegado ao local de carregamento, um dos postos estava desactivado, ao passo que os restantes três, permaneciam ocupados e em utilização.

LEIA TAMBÉM
Centrada na revolução elétrica. Volkswagen revela estratégia 'New Auto'

Necessitado de carregar as baterias do ID.3, Diess decidiu, então, passar a fronteira e seguir para a localidade italiana de Trento. Onde, contudo, o cenário não foi menos desesperante: "Não havia casa de banho, nem um café, um dos postos de carregamento estava avariado, uma situação verdadeiramente triste", escreveu, no Linkedin, o CEO do Volkswagen Group. Concluindo que, "foi tudo menos uma experiência de carregamento premium, IONITY!".

Críticas já vêem de trás

Recordar, no entanto, que esta não é a primeira vez que o Grupo Volkswagen, ou um seu responsável, critica a rede de abastecimento de veículos elétricos da qual é co-proprietário.

Já no ano passado, a responsável máxima pelo Marketing da Volkswagen, Silke Bagschick, criticou o facto dos preços da energia na rede IONITY serem demasiado elevados.

Modelos de marcas distintas do grupo Volkswagen, a carregarem numa estação Ionity

Pouco depois, foi o próprio CEO de uma das marcas do Volkswagen Group, a Audi, a assumir que a marca dos quatro anéis está a considerar seriamente criar uma rede própria de abastecimento, a implementar nas principais cidades europeias.

Quanto à IONITY, o site Jalopnik fez chegar à empresa um pedido de comentário às declarações Herbert Diess, mas a resposta foi pouco mais do que lacónica: "Infelizmente, não podemos comentar essas declarações, sendo que, pelo facto, pedimos a vossa compreensão", respondeu a companhia responsável pela rede de carregamento.