Anunciado, pela primeira vez, há mais de seis anos, o Hennessey Venom F5 prepara-se, agora, para se dar a conhecer, pronto para produção, ainda antes do final deste ano. E, ao que tudo indica, com um impressionante chassis de apenas 86 kg, a suportar um V8 de 1.843 cv.
O anúncio foi feito pelo fundador do pequeno preparador e fabricante de superdesportivos do Texas, EUA, John Hennessey, já depois de notícias revelarem a intenção da Hennessey de apresentar a versão de produção do Venom, ainda este mês de novembro.
No entanto e segundo explicou John Hennessey, durante um podcast com o chefe de Comunicação da Bugatti, Tim Bravo, a pandemia de coronavírus acabou frustrando as intenções iniciais, sendo que, neste momento, o objectivo passa por dar a conhecer a versão final do superdesportivo, ainda antes do final de 2020.
Mesmo sem revelar qualquer data precisa, Hennessey revelou que, a intenção inicial da empresa, era mostrar, pela primeira vez, o Venom, no Pebble Beach Concours d'Elegance, em Agosto, mas o evento acabou sendo cancelado, devido ao Covid-19.
Entretanto, a equipa continuou a trabalhar no carro e, neste momento, está praticamente terminado, além de funcional, concluiu.
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John Hennessey explicou ainda que, com o primeiro Venom F5 concluído, a marca pretende começar os testes logo no início de 2021. Sendo que, o plano, é fabricar não mais que 24 exemplares, com metade destes a ser entregue a clientes da América do Norte, enquanto os restantes serão disponibilizados nos mercados internacionais.
Recorde-se que o Hennessey Venom F5 foi apresentado, pela primeira vez, pela Hennessey Performance Engineering, , durante o SEMA Show de 2017, em Las Vegas, com a promessa de derrube do recorde do mundo de velocidade para um veículo homologado para estrada.
Passados três anos, surpreende o anúncio da marca texana de construir o seu modelo inaugural sobre um chassis totalmente em fibra de carbono, a pesar não mais que 86 kg, e, ainda assim, a anunciar uma rigidez torcional de 52.000 Nm por grau. Valor que suplanta, inclusivamente, as capacidades do chassis do Bugatti Chiron.
Quanto ao motor, será um V8 7,6 litros Twin-Turbo a gasolina, mas a debitar uma potência total de 1.843 cv às 8.000 rpm, além de um binário máximo de 1.617 Nm às 5.500 rpm.
Ainda de acordo com os desejos dos responsáveis da Hennessey, o Venom F5 deverá ser capaz de ultrapassar os 500 km/h. Objectivo que, a acontecer, tornará o modelo o novo detentor do recorde mundial de velocidade para um automóvel homologado para a estrada, até porque a tentativa feita por outro americano, o SSC Tuatara, continua envolta em dúvidas.
Assim e até que surja um pretendente capaz de roubar a coroa, o Bugatti Chiron Super Sport 300+ continua como detentor o troféu, com uma velocidade máxima registada de 490,484 km/h. Mas, também, com um senão: o superdesportivo de Molsheim apenas fez uma passagem, numa direcção, pelo que a sua marca continua sem verificação do Guiness World of Records.