Hoje em dia de utilização obrigatória em Espanha, o Help Flash é um dispositivo concebido para salvar vidas, nomeadamente, através de uma melhor sinalização, em caso de imobilização na estrada. E que, a partir de agora, está também disponível em Portugal, pelo preço recomendado de venda ao público de 29,99€.
Encarado, pelos seus criadores, como um substituto, de maior eficácia e alcance, do tradicional triângulo de sinalização, o Help Flash é um dispositivo luminoso, que pode ser fixado, por exemplo, no tejadilho do automóvel, quando em situações de imobilização do veículo na estrada. Passando a emitir, a partir daí, uma luz intermitente de alerta para os restantes condutores e que pode ser vista, mesmo em condições de fraca visibilidade, até um quilómetro de distância e 360° em redor.
Concebido e desenvolvido pela empresa espanhola Netun, o Help Flash recorre a uma pilha alcalina de 9V 6LR61 para poder funcionar, de forma ininterrupta e como sinalizador, durante cerca duas horas e meia. Disponibilizando, ainda e como alternativa, uma luz branca, que, em caso de problema elétrico no veículo, também pode servir para iluminar o habitáculo.
Quando no exterior e a funcionar como sistema de alerta para os outros condutores, o dispositivo fixa-se, de forma fácil, por intermédio de um iman, prometendo, a partir daí, resistir a todo o tipo de condições climáticas, sejam elas chuva, neve, vento ou nevoeiro.
Já disponível em Portugal
Lançado em Espanha em 2016, onde, desde julho de 2021, passou a ser legalmente admitido como alternativa ao tradicional triângulo de sinalização, esta luz de aviso está já em comercialização também em Portugal e, nomeadamente, nos pontos de venda com os quais a Netun celebrou parcerias. Como é o caso da Carglass, da Norauto e do El Corte Inglês, além do próprio site da empresa, locais onde o Help Flash pode ser adquirido pelo preço recomendado de venda ao público de 29,99€.
Entretanto, os criadores do dispositivo têm já a decorrer conversações, quer com parceiros como as seguradoras, quer com as autoridades portuguesas, neste último caso, com o objectivo de, a exemplo do que já acontece em Espanha, fazer do Help Flash um complemento legal ao triângulo de sinalização. Passando, mesmo e no futuro, a funcionar como um substituto legalmente admitido deste último.
Três versões, duas já em comercialização
De resto e com o intuito de melhorar um dispositivo que foi, de resto e logo no seu início, motivo de várias patentes, algumas das quais internacionais, a Netun deu já conhecer duas evoluções do Help Flash: o Help Flash Smart e o Help Flash iOT, sinónimo 'Internet Of Things'. Sendo que, destes, apenas o primeiro já se encontra à venda, em Espanha.
Quanto a diferenças, quer face ao modelo original, quer entre si, o facto da versão Smart ser uma solução já conectada e que precisa apenas de ser emparelhada a um smartphone, com a app respectiva, para, em caso de emergência, conseguir enviar as coordenadas da localização do veículo à seguradora, assim como às autoridades de socorro e emergência.
Já a versão iOT, não precisa, sequer, de um smartphone, para "comunicar" com a seguradora, serviços de emergência e até com a autoridade rodoviária do respectivo país, uma vez que, ela própria, já integra um cartão SIM.
Negociações com a UE
De resto e porque a utilização desta última tecnologia exige autorizações da parte das autoridades de cada país, a Netun está, neste momento, em negociações com a Comissão Europeia, no sentido de conseguir fazer do Help Flash iOT uma solução legal e obrigatória, não apenas em Espanha, mas em todos os estados-membros da União Europeia (UE).
Em Portugal, onde as conversações também decorrem, a empresa espanhola tem como ambição conseguir vir a conquistar cerca de 30 por cento do parque rolante, graças também a uma campanha de descontos para frotas. Embora e conforme fazem questão de salientar os seus responsáveis, em causa esteja a Segurança Rodoviária e o combate a números como os divulgados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), relativos a 2021 - 41% de acidentes fatais ocorrem entre as 20h00 e as 06h00; 13% dos acidentes que ocorrem durante o dia têm origem na fraca visibilidade; 12% são atropelamentos, um quarto dos quais em itinerários principais, complementares e autoestradas. Dá, efectivamente, que pensar...