A Hamburger Hochbahn adjudicou à Solaris o primeiro lote de dez autocarros elétricos - cinco standard e cinco articulados - que integram concurso público lançado pelo operador de Hamburgo para o fornecimento de 530 unidades, entre 2021 e 2025.
Em agosto deste ano, a Hamburger Hochbahn, um dos maiores operadores de transportes públicos de passageiros da Alemanha, anunciou a lista das empresas selecionadas para o fornecimento de 530 autocarros elétricos entre 2021 e 2025.
Uma das empresas escolhidas foi a Solaris, que acabou de receber a encomenda do primeiro lote de veículos no âmbito do concurso público lançado pela Hamburger Hochbahn.
A relação entre a Solaris e a Hamburger Hochbahn data de 2014. Desde então, o fabricante polaco já forneceu dois autocarros "fuel-cell" e 18 veículos Urbino 12 Electric.
Primeiras unidades entregues em outubro de 2021
No âmbito do novo concurso púbico para 530 autocarros elétricos, a Solaris recebeu a primeira adjudicação para o fornecimento de cinco autocarros elétricos com 12 metros de comprimentos e outros tantos com 18 metros. De acordo com os termos do contrato, as dez unidades devem ser entregues em outubro de 2021 ao operador de transportes coletivos de Hamburgo.
"Há apenas alguns meses atrás expressei a minha esperança de podermos cumprir esta encomenda - única na nossa indústria - da Hamburger Hochbahn", afirma Petros Spinaris, membro do conselho de administração da Solaris Bus & Coach, que é responsável pelas áreas das vendas, marketing e serviço ao cliente.
"Agora posso confirmar a encomenda das primeiras dez unidades dos nossos autocarros elétricos. O facto da nossa marca ter sido selecionada para o fornecimento de 530 autocarros elétricos é outro momento crucial que reforça a nossa posição de liderança no mercado europeu de autocarros de emissões zero", sublinha.
Carregamento convencional por cabo
No âmbito deste contrato, a Solaris vai fornecer dois modelos da sua gama de emissões zero à Hamburger Hochbahn: Urbino 12 Electric e Urbino 18 Electric. Ambos terão motores elétricos integrados no eixo de tração.
O operador optou por baterias Solaris High Energy+ com carregamento convencional por cabo. Os autocarros vão oferecer autonomias de poucas centenas de quilómetros entre carregamentos. Além disso irão contar com um sistema de pré-aquecimento para assegurar a temperatura ótima do veículo durante o processo de carga da bateria.
LEIA TAMBÉM
Cidade de Hamburgo vai ter 530 autocarros elétricos
O Solaris Urbino 12 Electric pode transportar até 70 passageiros, enquanto na versão articulada de 18 metros a lotação aumenta 107 pessoas. O equipamento de série inclui ar condicionado para assegurar o conforto dos passageiros e dos motoristas.
A Hamburger Hochbahn, recorde-se, lançou um concurso público internacional para o fornecimento de 530 autocarros elétricos a bateria, com comprimentos de 12 metros e 18 metros, para serem entregues entre 2021 e 2025. O operador alemão acabou por selecionar três marcas, sendo uma delas a Solaris. O contrato prevê o fornecimento por lotes nos próximos cinco anos.