Cidade de Hamburgo vai ter 530 autocarros elétricos

Solaris, Mercedes-Benz e MAN foram selecionadas para a fase final do concurso lançado por Hamburgo para o fornecimento de 530 autocarros elétricos.

Solaris, Mercedes-Benz e MAN foram selecionadas para a fase final do concurso público internacional lançado pelo operador da cidade alemã de Hamburgo para o fornecimento de 530 autocarros elétricos entre 2021 e 2025.

A Hamburger Hochbahn lançou um concurso público internacional para o fornecimento de 530 autocarros elétricos entre 2021 e 2025. Após a receção das propostas, o operador alemão anunciou as três marcas selecionadas para a fase final do processo: Solaris, Mercedes-Benz e MAN.

A Hamburger Hochbahn é um dos maiores operadores de transportes públicos da Alemanha que tem vindo a investir na renovação de frota com autocarros emissões zero, incluindo a bateria e fuel-cell.

Até 2025, a empresa pretende adquirir 530 autocarros elétricos com comprimentos de 12 metros e 18 metros, que serão adjudicados por lotes ao longo dos próximos cinco anos.

"Com este concurso iniciamos a conversão da nossa frota para energias alternativas. Pela primeira vez na Alemanha que introduzimos o critério da sustentabilidade no concurso", afirma Henrik Falk, CEO da Hamburger Hochbahn.

"Queremos ter uma responsabilidade global, além da nossa responsabilidade local. Um passo importante no caminho para uma empresa de mobilidade realmente verde e neutra em termos de clima".

Versões de 12 e 18 metros

Uma das três marcas selecionadas no concurso público da Hamburger Hochbahn foi a Solaris Bus & Coach. "É um contrato abrangente e a dimensão da encomenda final pode variar", refere Petros Spinaris, CEO da Solaris.

"Espero sinceramente que a Solaris consiga fornecer autocarros de 12 metros e de 18 metros nos próximos anos, que ao mesmo tempo nos ajudará a manter a nossa posição de liderança no mercado de autocarros elétricos da Europa".

No concurso público lançado pela Hamburger Hochbahn, a Solaris participou com dois modelos de autocarro: Urbino 12 Electric e Urbino 18 Electric.

Na versão para o operador de transportes públicos do norte da Alemanha, ambos os modelos serão equipados com baterias de elevada capacidade da Solaris, motores elétricos integrados no eixo de tração e sistema de carregamento externo. Além disso, os veículos estarão equipados com um sistema de pré-condicionamento térmico durante o carregamento da bateria.

LEIA TAMBÉM
Barcelona encomenda mais 14 autocarros elétricos à Solaris

Os autocarros elétricos contarão ainda com sistemas para aumentar a segurança do motorista e dos passageiros, como o assistente de ângulo morto.

Mercedes-Benz participa com eCitaro

A Mercedes-Benz também foi selecionada para a fase final do concurso da Hamburger Hochbahn. "Estamos satisfeitos com este resultado que confirma o elevado grau de utilização prática do eCitaro, uma vez que este autocarro tem vindo a ser operado em serviço regular há quase dois anos", comentou Till Oberwörder, presidente da Daimler Buses.

"Estamos muito felizes que o nosso autocarro urbano elétrico possa contribuir para um transporte público local sem emissões e com baixos níveis de ruído, melhorando a qualidade de vida nas cidades.

A Hamburger Hochbahn recebeu as primeiras unidades de pré-produção do Mercedes-Benz eCitaro em novembro de 2018, no quadro de uma encomenda de 20 unidades. Entretanto, a empresa adjudicou mais 25 unidades para este ano.

LEIA TAMBÉM
Mercedes. "Baterias orgânicas fazem parte da nossa principal pesquisa"

O Mercedes-Benz eCitaro foi desenvolvido a partir do autocarro urbano Citaro. Com o seu design elegante, um sistema de gestão de energia que minimiza o consumo e um compartimento de passageiros funcional, o eCitaro pretende assumir-se como uma referência do segmento. A versão de 12 metros foi lançada há dois anos e a variante articulada deverá ser introduzida no outono deste ano.

A terceira selecionada foi a MAN que foi a concurso com o novo Lion's City E, nas versões de 12 metros e 18 metros. Será de referir que primeira encomenda do autocarro elétrico da MAN veio de Hamburgo, mas da empresa VHH (Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein), que adjudicou 17 unidades de 12 metros.

Com uma frota de mil autocarros, a Hamburger Hochbahn opera 113 carreiras com 1353 paragens. Estes veículos transportam cerca de 214 milhões de passageiros por ano.