Há cada vez mais jovens a comprar Ferraris

A Ferrari registou um aumento significativo de clientes com menos de 40 anos, que agora representam 40% dos novos proprietários dos produtos da marca de Maranello. E a tendência até pode vir a ganhar força com a eletrificação.

Associada, tradicionalmente, a uma clientela mais madura, a Ferrari tem vindo a conquistar, nos últimos tempos, um público mais jovem.

Segundo as informações vindas de Maranello, cerca de 40% dos novos compradores têm atualmente menos de 40 anos, uma diferença de 10% face aos resultados obtidos há 18 meses.

O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, atribuiu este sucesso ao trabalho dedicado da sua equipa, embora não tenha elaborado sobre a estratégia utilizada para alcançar esta mudança nas vendas da marca transalpina.

“Não sei, [como é] para outras marcas, mas, para nós, é uma conquista, graças à nossa equipa”, disse Vigna, em declarações à CNBC.

Exclusividade é para manter

Apesar desta mudança demográfica da clientela, Vigna declarou que a empresa irá manter a sua política de produção limitada, apesar dos clientes insistirem para que o tempo de espera de dois anos seja reduzido.

O diretor executivo reforça que esta abordagem faz parte da experiência Ferrari, independentemente da idade do comprador.

Por exemplo, um cliente de 78 anos expressou preocupação com o tempo de espera, ao que Vigna respondeu: “Isso é uma motivação”.

De forma semelhante, o CEO também partilhou o caso de um outro cliente, desta vez com 37 anos, que disse desejar receber o seu carro antes dos 40. Vigna assegurou-lhe a entrega… aos 39.

Primeiro elétrico para breve

Há coisas que se mantêm, enquanto outras mudam. Uma delas é a inovação na icónica marca de Maranello, que se prepara para lançar o seu primeiro veículo totalmente elétrico a 9 de outubro, assim como outros cinco novos modelos, também ainda durante este ano.

Embora saiba que alguns puristas não abdicarão dos motores V12 de alta rotação, Vigna está confiante na abordagem multienergias da marca, comercializando modelos com motores de combustão tradicionais, híbridos e, em breve, totalmente elétricos.

A transição para a eletrificação é um passo significativo para a Ferrari, mas o CEO da empresa sugere que há uma nova geração de clientes, apenas interessados em veículos exclusivamente elétricos.